Anúncios

Uma grande erupção teve início na noite de segunda-feira, hora de Brasília, no vulcão Sinabung. O evento eruptivo em Sumatra, na Indonésia, começou às 23:42 UTC (21:42 em Brasília) e ejetou cinzas a altitudes de até 12,2 quilômetros acima do nível do mar. 

MAGMA Indonésia

MAGMA Indonésia

Trata-se da primeira grande erupção do Sinabung desde agosto de 2020, tendo produzido fluxos piroclásticos de até cinco quilômetros na encosta Sudeste do monte.


O Observatório do Vulcão Sinabung aumentou o código de cores da aviação de laranja para vermelho e baixou de volta para laranja logo depois. 

Algumas pessoas entraram em pânico, mas não houve relatos de vítimas, disseram as autoridades. Os residentes da área próxima do Sinabung são incentivados a permanecer a pelo menos três quilômetros da cratera como medida de segurança. O nível de alerta permanece em 3 (de 4).


O vulcão Sinabung despertou em 2010 após quatro séculos sem erupções. Desde então, pelo menos 23 pessoas foram mortas e mais de 30.000 desalojadas em eventos eruptivos.

O Gunung Sinabung é um estratovulcão do Pleistoceno ao Holoceno com muitos fluxos de lava em seus flancos. A cratera mais recente deste vulcão cônico de 2.460 metros de altura está na extremidade Sul das quatro crateras do cume sobrepostas. Uma erupção não confirmada foi observada em 1881.

Anúncios