Massa de ar seco garantiu mais um dia de céu claro, de calor e baixíssimos índices de umidade em parte do Centro e Sul do Brasil. Todavia geralmente índices tão baixos são registrados com frequência no Centro e Norte do país, especialmente na estação seca da região que é o inverno. É comum o registro de vários dias seguidos de ar muito seco no Centro Oeste, Sudeste e interior do Nordeste nos meses de inverno. Muitas vezes são meses sem chuva e por consequência semanas com índices críticos de umidade relativa do ar e poluição. Ao passo que agora o ar muito seco atinge uma extensa área que vai do Sul do Mato Grosso e Goiás até o Rio Grande do Sul.

São Borja registrou o menor índice de umidade hoje no Rio Grande do Sul. Foto de Eduardo Cosentino | METSUL

Nesse interim de acordo com dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) os menores índices de umidade relativa do ar hoje se deram em cidades do Centro e Sul. O mais baixo índice de todo o país ocorreu em São Mateus do Sul (PR) que teve 12%. Na sequencia  13% em Guiratinga (MT), 14% em Barretos (SP), São Simão (SP), Itumbiara (GO), Caçador (SWC), São Borja (RS); 15%  Maringá (PR), Curitibanos (SC), Passo Fundo (RS),  Santiago (RS), Uruguaiana (RS), Quaraí (RS); 16% em Pontes e Lacerda (MT), Catalão (GO), São Luiz Gonzaga (RS), Ibirubá (RS). Além disso, diversos municípios tiveram índices entre 18 e 25% entre o Sul Mato Grosso e Goiás, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e o três estados do Sul do Brasil.

Até mesmo no Litoral Norte gaúcho o ar seco garantiu um dia ensolarado e proveitoso na praia. Estação meteorológica do INMET registrou índice de 47% de umidade relativa do ar.

Tempo ensolarado nesta quinta em Tramandaí no Litoral Norte gaúcho. Foto de Alanna Hanna | METSUL

 

SECURA DO AR SEGUE ATÉ O FIM DE SEMANA

Seja como for a massa de ar seco seguirá dominando as condições do tempo em grande parte do Centro e Sul do país pelo menos até o domingo. Como resultado a tendência é de o tempo seguir firme com sol alternando com eventual período de maior nebulosidade. A sexta e o sábado terão tempo mais aberto entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso e São Paulo com previsão de sol e calor nessas áreas. Nesse meio tempo as maiores marcas de temperatura deverão ocorrer no Oeste do estado gaúcho, bem como no interior paulista e cidades do Mato Grosso com expectativa de 34 a 36°C. Em alguns pontos  37°C até 38°C. No domingo com a aproximação de uma nova frente fria as nuvens e a umidade tendem a aumentar acentuando a sensação de abafamento. Na sequência de mapas de umidade relativa do ar previstas para as tardes de sexta, sábado e domingo é possível verificar que os menores índices deverão ocorrer na sexta e no sábado numa área mais abrangente. Por outro lado no domingo os índices ainda ficam muito baixos no Rio Grande do Sul, Uruguai, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Sul de Mato Grosso e Goiás.