Massa de ar seco irá manter o tempo firme e ensolarado com previsão de calor intenso hoje e nos próximos dias. Como resultado do perfil seco da atmosfera o amanhecer desta quinta ainda teve frio e geada nos pontos de maior altitude do Sul do Brasil. Em Santa Catarina a temperatura baixou de zero com registro de -2,4°C em Bom Jardim da Serra, -0,5 em São Joaquim e 0,2°C em Painel. Teve geada nos caminhos da neve em São Joaquim.  No Rio Grande do Sul a mínima foi de 1,8°C em São José dos Ausentes, 2,8°C em Cambará do Sul, 5,2°C em Bom Jesus e 5,5°C em São Francisco de Paula. Em Porto Alegre o dia começou com 16,1°C.

          Geada em São Joaquim no Vale da Invernadinha a 11 km do centro da cidade. Fotos de Raquel Oliveira São Joaquim online | METSUL

Por outro lado, nas próximas horas o ar muito seco irá propiciar a manutenção do tempo firme com sol em grande parte do Sul do Brasil, Paraguai, Nordeste da Argentina e Uruguai. O tempo seco irá elevar a temperatura com previsão de rápido aquecimento e sensação de calor. As máximas irão passar de 30°C em diversas cidades do território notadamente no Oeste e Noroeste. A projeção dos modelos atmosféricos é de máximas que deverão oscilar ao redor de 33 a 35°C na Metade Oeste. Na Região Metropolitana a expectativa é de máximas ao redor de 31°C. Em trechos de Serra e do Planalto a temperatura tende a oscilar entre 27 e 29°C.

Simultaneamente a umidade relativa do ar despenca a tarde com projeção índices abaixo de 20% no Norte e Oeste. Na Grande Porto Alegre a  umidade poderá oscilar ao redor de 30%.


SEXTA ESCALDANTE E COM AR MUITO SECO

Posteriormente a sexta-feira terá o domínio do ar muito seco que irá favorecer mais um dia tempo aberto, com céu claro sem nuvens. A temperatura se mantém em alta a tarde e eleva a sensação de calor. Por outro lado, o dia poderá começar com um pouco de frio em trechos de maior altitude com marcas ao redor de 5 a 7°C. Trata-se de um microclima de montanha que sob a influência de ar seco tem condição mais favorável ao frio entre a madrugada e o amanhecer. Em geral,  a temperatura irá oscilar entre 17 e 19°C na maior parte das regiões.

O calor ganha intensidade e a expectativa é de uma tarde muito quente em todas as regiões do Estado. Modelos projetam que as maiores máximas são esperadas para o Oeste com projeção de 33 a 35, com provável 36°C em algumas cidades. O calor ocorre associado a baixa umidade e isso poderá acentuar a evaporação com grande desconforto para a população e risco de incêndios nessas áreas.


A umidade relativa do ar mais uma vez terá queda acentuada dos seus índices ao longo da tarde. Seja como for a tendência é de os menos valores serem registrados entre às e às 17h, ou seja, período de maior desconforto e risco. A umidade ideal neste horário, teoricamente deveria oscilar ao redor de 50%. Entretanto, modelos projetam que os índices poderão baixar de 15% no sudoeste gaúcho. Ao mesmo tempo em muitas áreas do Centro, Noroeste e Oeste do Estado a umidade irá oscilar entre 20 e 30%. Na Região Metropolitana de Porto Alegre a tendência é de índices ao redor de 30%.