Anúncios

Sandro Muller

A semana começou com marcas agradáveis na maioria das regiões e madrugadas muito amenas e até frias, conforme a localidade, no Rio Grande do Sul. Ontem, por exemplo, São José dos Ausentes anotou mínima de 9ºC. No fim de semana, a temperatura tinha caído abaixo dos 10ºC na Serra do Sudeste.

Esse cenário, entretanto, não persiste no restante da semana.

Massa de ar mais quente que cobre a Argentina e influencia o Oeste e o Noroeste do Estado, onde ontem fez 34,7ºC em Santa Rosa, vai tomar conta do Rio Grande do Sul entre amanhã e a quinta-feira, determinando uma forte elevação da temperatura. O calor deve aumentar gradualmente e ser mais intenso a partir da quinta, quando as máximas superam os 35ºC em maior número de cidades, inclusive na Grande Porto Alegre.

A instalação da massa de ar mais quente terá outro efeito, além do calor. Vai voltar a chover. Por conta da alta temperatura, aumentará a convecção com pancadas de verão muito isoladas já a partir de hoje em algumas áreas e em maior número de municípios na segunda metade da semana.

Uma vez que se trata de chuva de verão, de natureza convectiva, devem ser esperadas precipitações muito irregulares na distribuição com altos volumes localizados e pouco ou nada em pontos próximos. No próximo fim de semana pode ocorrer chuva mais generalizada e com volumes de ao menos 30 mm a 50 mm em diversas localidades .