Anúncios

Sandro Muller

A semana começou com marcas agradáveis na maioria das regiões e madrugadas muito amenas e até frias, conforme a localidade, no Rio Grande do Sul. Ontem, por exemplo, São José dos Ausentes anotou mínima de 9ºC. No fim de semana, a temperatura tinha caído abaixo dos 10ºC na Serra do Sudeste.

Esse cenário, entretanto, não persiste no restante da semana.


Massa de ar mais quente que cobre a Argentina e influencia o Oeste e o Noroeste do Estado, onde ontem fez 34,7ºC em Santa Rosa, vai tomar conta do Rio Grande do Sul entre amanhã e a quinta-feira, determinando uma forte elevação da temperatura. O calor deve aumentar gradualmente e ser mais intenso a partir da quinta, quando as máximas superam os 35ºC em maior número de cidades, inclusive na Grande Porto Alegre.


A instalação da massa de ar mais quente terá outro efeito, além do calor. Vai voltar a chover. Por conta da alta temperatura, aumentará a convecção com pancadas de verão muito isoladas já a partir de hoje em algumas áreas e em maior número de municípios na segunda metade da semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Uma vez que se trata de chuva de verão, de natureza convectiva, devem ser esperadas precipitações muito irregulares na distribuição com altos volumes localizados e pouco ou nada em pontos próximos. No próximo fim de semana pode ocorrer chuva mais generalizada e com volumes de ao menos 30 mm a 50 mm em diversas localidades .

Anúncios