Anúncios

Foi impossível olhar para o céu nesta noite de sábado (21) no Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil e não ter a atenção chamada pela Lua. A presença de fumaça de queimadas na atmosfera sobre a parte meridional do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, deixou a lua com tonalidade alaranjada ou avermelhada em muitos municípios.

Novo Hamburgo – Daniel Fleck

A diminuição da cobertura de nuvens com ingresso de ar mais seco e quente em altitude, que trouxe junto a fumaça, após um dia nublado a encoberto em muitas cidades favoreceu a observação da Lua na noite deste sábado na Grande Porto Alegre e no interior gaúcho.


O Rio Grande do Sul está neste momento com a presença de fumaça de queimadas que se origina do Nordeste da Argentina, Paraguai, Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil e região amazônica.

Grande parte da fumaça que atua neste momento no céu do território gaúcho é oriunda do Paraguai, onde se registra um altíssimo número de incêndios devido a uma onda de calor extremo com recordes de temperatura em meio a uma estiagem severa que já dura meses na região.

Curitiba – Valdivino Souza

Vacaria – Glaucio Zingalli

Torres – Sandro Müller

Porto Alegre – Romar Rigon

Araranguá – Filipe de Souza

Porto Alegre – Fernando Oliveira

Segundo a astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann, quando acontece esse tipo de situação de maior concentração no ar de material particulado, e no caso de hoje é fumaça, a atmosfera absorve principalmente a radiação (luz) azul. Quando há muita quantidade de material em suspensão no ar, a absorção se torna maior, realçando ainda mais o tom avermelhado.


A Lua neste momento, de acordo com o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP (Universidade de São Paulo), encontra-se em sua fase crescente, mas às 9h01 deste domingo deve ter início a fase cheia. Por isso, o aspecto de Lua cheia em razão do satélite natural da Terra estar no final da sua fase crescente.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A previsão do tempo indica que neste domimgo à noite será possível mais uma vez ver a Lua na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte, e com a tendência de haver ainda mais material particulado (fumaça) na atmosfera do Estado pelo ingresso de ar mais quente no território gaúcho neste domingo.

Anúncios