Anúncios

Austrália teve o novembro mais chuvoso da sua história sob a influência do fenômeno La Niña | PATRICK HAMILTON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A precipitação durante o trimestre da primavera (setembro a novembro) ficou 57% acima da média para a Austrália como um todo. Foi a décima primavera mais úmida já registrada no país e a mais chuvosa desde 2010, informou em boletim o Bureau of Meteorology (BoM), o órgão oficial de Meteorologia australiano.

Conforme o BoM, grandes áreas do Leste da Austrália tiveram chuvas entre os valores 10% mais altos das observações históricas para a primavera, e um grande número de estações na costa Leste e algumas espalhadas em outras partes do país e no Território do Norte observaram sua maior precipitação total registrada até hoje para os três meses de setembro a novembro.


Embora setembro tenha sido um pouco mais seco do que a média e outubro um pouco mais úmido do que o normal para a Austrália como um todo, novembro foi excepcionalmente úmido, com a precipitação média da área nacional mais do que o dobro dos padrões históricos no que foi o novembro mais chuvoso já observado na Austrália em mais de um século de dados, o que foi resultado do fenômeno La Niña que desloca águas mais quentes do Pacífico em direção ao território australiano.

Tempestades severas foram frequentes durante a primavera e incluíram uma onda de tornados e relatos de granizo gigante, como o que caiu em em Yalboroo (entre Proserpine e Mackay, em Queensland) em 19 de outubro, com pedras de gelo de até 16 centímetros, as maiores medidas até hoje na Austrália. Chuvas fortes levaram a inundações repentinas e ribeirinhas no Leste da Austrália durante novembro


Bureau of Meteorology/Divulgação

A chuva na primavera australiana ficou 78% acima da média em Queensland, 69% acima das normais em Nova Gales do Sul, 24% acima do normal em Victoria, 18% acima do normal na Tasmânia, 53% acima da média no estado do Sul da Austrália, 35% acima da média no Oeste da Austrália e 59% superior ao normal nos Territórios do Norte. O maior acumulado de chuva em um dia se deu na estação do Aeroporto de Samuel Hill com 340,8 mm em 10 de novembro.

A temperatura média nacional para a primavera fico 0,44°C acima da média de 1961-1990 no país. As temperaturas diurnas e noturnas se situaram acima da média em grande parte das áre4s do Norte australiano. Já as noites também foram mais quentes do que a média no restante de Queensland, na costa de Nova Gales do Sul, no Sul e no Leste de Victoria e em grande parte da Tasmânia.

Os dias foram mais frios do que a média para grande parte de Nova Gales do Sul e o Nordeste de Victoria, do centro à costa Sul da Austrália Ocidental e partes da costa Noroeste da Austrália do Sul, e o Sudoeste dos Territórios do Norte.

Anúncios