Geada hoje cedo, no primeiro amanhecer de julho, com muito frio, no município gaúcho de Sobradinho | IARA PUNTEL

O mês de julho, diferentemente de junho, não promete um grande número de dias com noites geladas, de acordo com o prognóstico para o mês da MetSul. Muitos dias do mês serão com temperaturas mínimas e máximas acima da média. Os primeiros dez dias do mês, por exemplo, serão influenciados quase que totalmente por ar mais quente.

O primeiro amanhecer de julho, hoje cedo, entretanto teve muito frio ainda no Sul do Brasil. Não serão muitas madrugadas neste mês de temperatura tão baixa quanto observada hoje cedo em diferentes pontos do Sul do país. Os três estados do Sul, pelo segundo dia seguido, tiveram temperatura mínima abaixo de zero no amanhecer desta sexta. As menores marcas se deram no Planalto Sul Catarinense.

No Paraná, a temperatura voltou a cair abaixo de zero no Planalto de Palmas com uma mínima de -1,8ºC em General Carneiro. Muito frio também na região metropolitana de Curitiba com só 1,6ºC no município de Colombo. Voltou a gear em diversas cidades do Sul, do Centro e do Leste do Paraná. No Oeste e no Norte paranaense, embora tenho feito frio na madrugada, as mínimas não foram tão baixas e em diversas cidades não baixaram de 10ºC.


Em Santa Catarina, a temperatura desceu a 5,4ºC abaixo de zero em São Joaquim. Fez ainda hoje cedo -3,6ºC em Bom Jardim da Serra, -1,7ºC em Urubici, -1,0ºC em Frei Rogério, -0,9ºC em Curitibanos, -0,7ºC em Rio Rufino e -0,6ºC em Caçador. Em Florianópolis, no Norte da ilha, os termômetros indicaram apenas 6ºC.

No Rio Grande do Sul, várias cidades de maior altitude tiveram marcas abaixo de zero durante a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira. O frio se fez sentir em todo o território gaúcho, com geada em diversas cidades, e foi mais intenso justamente nas localidades mais altas tanto do Norte como do Nordeste gaúcho. Veja as mínimas de hoje no Rio Grande do Sul:

São José dos Ausentes: -3,6°C
Cambará do Sul: -1,8°C
São Francisco de Paula: -1,5°C
Canela: -1,0°C
São José do Ouro: -1,0°C
Soledade: -0,6°C
Capão Bonito do Sul: -0,1°C


Vacaria: 0,0°C
Bom Jesus: 1,1°C
Lagoa Vermelha: 1,2°C
Santa Vitória do Palmar: 1,3°C
Serafina Correa: 1,4°C
Pelotas: 1,6°C
Campos Borges: 1,7°C
Getúlio Vargas: 1,7°C
Pinheiro Machado: 1,7°C
Coxilha: 1,9°C
Farroupilha: 1,9°C
Espumoso: 2,1°C
São Martinho da Serra: 2,2°C
Chapada: 2,4°C
São José do Norte: 2,4°C
Teutônia: 2,5°C
Muitos Capões: 2,6°C
Caxias do Sul: 2,9°C
Ilópolis: 2,9°C
Novo Hamburgo: 3,0°C
Herval: 3,2°C
Marau: 3,3°C
Poço das Antas: 3,5°C
Santana do Livramento: 3,5°C
São Sepé: 3,8°C
Antônio Prado: 3,9°C
Nova Petrópolis: 3,9°C
Santa Rosa: 4,0°C

Na Grande Porto Alegre, a menor temperatura ocorreu na estação de baixada do bairro de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, com apenas 3,0ºC. Os termômetros apontaram ainda na região metropolitana mínimas de 4,6ºC na base aérea de Canoas e 5,2ºC em Campo Bom. Em Porto Alegre, o frio foi mais intenso na zona Norte com mínima de 6,9ºC no Aeroporto Salgado Filho. No Jardim Botânico, na zona Leste, fez 8,1ºC.