Geada foi registrada no amanhecer desta terça-feira em alguns municípios do Rio Grande do Sul | IARA PUNTEL/ARQUIVO

O Rio Grande do Sul amanheceu com temperatura abaixo de zero nesta terça-feira. Marcas em terreno negativo são comuns até setembro, mas menos frequentes em novembro. O frio abaixo de zero ocorre em uma primavera que até agora não teve calor com uma sucessão de incursões de ar mais frio e que começou com uma nevada com acumulação já no seu primeiro dia.

As temperaturas mais baixas na madrugada desta terça se deram nas localidades de maior altitude do Nordeste gaúcho, entre a Serra e os Campos de Cima da Serra. Estações automáticas indicaram mínimas de -0,1ºC em São Francisco de Paula, 1,4ºC em Cambará do Sul, 3,1ºC em Canela, 3,2ºC em Gramado, 3,3ºC em Caxias do Sul e 4,0ºC em Monte Alegre dos Campos.

As mínimas abaixo de 5ºC favoreceram a formação de geada em diversos municípios da Serra e do Aparados nas primeiras horas do dia. Ao amanhecer, telhados e gramados podiam ser vistos com gelo no município de São Francisco de Paula, tanto na área urbana como na zona rural do município serrano.

Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu com marcas de um dígito. Termômetros hoje cedo marcaram 4,5ºC em Livramento, 5,8ºC em Dom Pedrito e Vacaria, 6,3ºC em Bagé e em Quaraí, 6,4ºC em Jaguarão, 7,0ºC em Caçapava do Sul, 7,2ºC em Soledade, 7,4ºC em Encruzilhada do Sul, 7,5ºC em Canguçu, 8,0ºC em Passo Fundo, 8,4ºC em Cruz Alta e Erechim, 8,5ºC em Santa Maria e 8,6ºC em Rio Pardo e Palmeira das Missões.

Na região metropolitana de Porto Alegre, o amanhecer também foi muito frio para esta época do ano com marcas de um dígito em diferentes pontos. As mínimas na madrugada, mesmo com a presença de alguma nebulosidade, desceram a 6,2ºC em Gravataí e 8,2ºC em Campo Bom.