O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. Nuvens baixas e mesmo nevoeiro isolado em alguns pontos em horas da madrugada e da manhã em pontos do Centro, Sul e o Leste gaúcho, mas depois o sol aparece e predomina.

O tempo firme e aberto desta terça será consequência da atuação de um centro de alta pressão posicionado sobre o Oceano Atlântico que se estende até o Rio da Prata e o Rio Grande do Sul com 1020 hPa, gerando aporte de ar mais frio.

O grande destaque desta terça será a temperatura baixa cedo para esta época do ano. O dia começa bastante frio para a primeira semana de outubro em todo o Rio Grande do Sul. Tanto que haverá formação de geada tardia em algumas cidades de maior altitude e serranas do estado, especialmente em baixadas.

Com o perfil vertical muito seco da atmosfera e o tempo aberto, a amplitude térmica será expressiva. Depois de um início de dia muito frio para o outubro, a tarde será agradável com maior aquecimento no Oeste, no Noroeste e no Norte gaúcho.

Em Porto Alegre, o amanhecer deve ter mínima entre 9ºC e 10ºC enquanto a máxima tende a se situar ao redor de 21ºC. Na região metropolitana, 7ºC cedo da manhã em alguns locais e uma tarde com máximas entre 21ºCe 23ºC.

Na Serra do Sudeste, na região de Soledade e nos Campos de Cima da Serra, baixadas deverão amanhecer com mínimas abaixo de 5ºC nas baixadas, o que favorece a ocorrência de geada. Já a tarde terá máximas de até 25ºC em Uruguaiana e 26ºC em Santa Rosa pelo maior aquecimento projetado para o Oeste e o Noroeste.

Com o contraste térmico entre o ar mais frio sobre o oceano e o aquecimento diurno maior no continente, o vento do quadrante Leste de Leste a Nordeste se intensifica na segunda metade do dia e pode soprar com algumas rajadas em parte do estado no final da tarde e no começo da noite. (Com foto de capa de Mycchel Legnaghi)