Anúncios

Frio vai se fazer presente durante todas as madrugadas desta semana no Sul do Brasil. Regiões de maior altitude de Santa Catarina e talvez até do Rio Grande do Sul podem registrar marcas negativas. Geada nestas áreas poderá ser moderada a forte com paisagens de inverno pelos campos brancos do gelo. | Mycchel Legnaghi/Arquivo

O Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil terão a primeira semana do ano com frio. Já houve dias com madrugadas frias e até formação de geada nas áreas de maior altitude da região em 2021, mas esta será a primeira vez no ano em que o frio será mais intenso à noite e com geada em maior número de localidades por uma sequência de dias.

Uma massa de ar seco e frio ingressa neste começo de semana e vai definir o tempo no Rio Grande do Sul ao longo da semana com tempo ensolarado, noites frias e tardes com temperatura amena.


O tempo aberto, a atmosfera com perfil seco e vento calmo vão favorecer o resfriamento noturno e muitas cidades terão mínimas de um dígito com chance dos primeiros registros abaixo dos 10ºC na área metropolitana de Porto Alegre em 2021.

A massa de ar frio não chega a ser forte, mas com o ar seco e as noites mais longas haverá um resfriamento mais acentuado.

O ar frio terá sua maior intensidade agora na primeira metade da semana e vai perder força de quarta-feira em diante, mas a atmosfera estará muito seca na segunda metade da semana e isso vai favorecer a manutenção das mínimas baixas com marcas ainda menores que nesta segunda e na terça.

Veja como vai ser o frio nas principais regiões

Campanha – Todas as madrugadas da semana devem ter mínimas próximas ou abaixo dos 10ºC, em geral entre 8ºC e 10ºC. Na quarta e na quinta, com o ar seco, as mínimas podem cair a valores tão baixos quanto 5ºC a 7ºC em alguns pontos nas áreas de Bagé e Livramento.

Sul – Na área de Pelotas, os termômetros devem indicar ao redor de 13ºC nesta segunda, já 10ºC na terça e entre 8ºC e 10ºC na quarta e na quinta. Na sexta e no sábado, marcas de 12ºC a 13ºC ao amanhecer. Na Serra do Sudeste, as mínimas serão menores pelo fator altitude e podem cair a valores abaixo de 5ºC em alguns municípios.

Oeste – A área de Uruguaiana deve ter mínimas de 10ºC a 12ºC na maior parte desta semana. Em direção à Quaraí faz mais frio e as mínimas devem atingir marcas menores que podem ficar entre 6ºC e 8ºC em algumas madrugadas.

Centro – A região de Santa Maria terá mínimas entre 8ºC e 10ºC na maioria das madrugadas da semana. Em áreas rurais e no Centro-Serra, entretanto, mínimas menores vão ocorrer com marcas até de 5ºC ou menos em baixadas da região de Sobradinho.

Grande Porto Alegre – A região metropolitana terá 13ºC ao amanhecer nesta segunda, mas na terça já pode fazer entre 11ºC e 13ºC. Na quarta, mínimas ao redor de 10ºC na maioria dos municípios, mas alguns pontos de zonas rurais terão entre 8ºC e 10ºC, o que vai se repetir na quinta. Na sexta entre 11ºC e 13ºC com marcas semelhantes no sábado.

Serra e Aparados – A área de Caxias do Sul terá 8ºC a 11ºC, conforme o ponto pela grande oscilação de relevo, ao amanhecer nesta segunda e na terça, mas quarta e quinta podem ter marcas de 5ºC a 7ºC em alguns pontos. O frio perde força no final da semana com mínimas de 8ºC a 10ºC. Nos Aparados, as madrugadas de quarta a sexta serão as mais frias com mínimas, em geral, de 2ºC a 5ºC. Ocorre que em baixadas da área de São José dos Ausentes deve fazer menos e não são afastadas mínimas ao redor de 0ºC ou até um pouco negativas entre quarta e quinta.

Planalto – Passo Fundo deve ter mínimas entre 8ºC e 10ºC no começo e no final desta semana, mas entre quarta e quinta os termômetros devem marcar até 5ºC a 7ºC em pontos da região. Na área de Soledade, em baixadas, as mínimas serão menores e podem mesmo ficar entre 1ºC e 3ºC na segunda metade da semana.

Noroeste – A região de Santa Rosa deve ter mínimas nas baixadas de 8ºC a 10ºC no início e no final da semana, mas entre quarta e quinta pode fazer entre 4ºC e 6ºC. Na maior parte dos pontos do Noroeste, contudo, os termômetros devem indicar de 6ºC a 8ºC na metade da semana.

Frio de inverno em Santa Catarina

Mínimas abaixo de 10ºC são esperadas na maioria das regiões catarinenses no decorrer da semana. As áreas de Chapecó e Joaçaba, por exemplo, podem ter entre 5ºC e 7ºC nas baixadas na metade da semana. Em pontos de Florianópolis, não no Centro ou bairros urbanizados ou junto ao mar, pode fazer entre 11ºC e 13ºC no meio da semana. O frio, entretanto, será mais intenso como é se esperar no Planalto Sul. São previstas marcas negativas, especialmente na segunda metade da semana, nas regiões de São Joaquim e de Urupema nas baixadas.

Frio trará geada e paisagens de inverno nas Serras

As mínimas mais baixas previstas para esta semana devem trazer geada em áreas serranas e isoladamente em baixadas até de outras regiões. A geada deverá ser moderada a forte nas baixadas dos locais de maior altitude como das áreas de São José dos Ausentes e do Planalto Sul. Os dias com maior chance do fenômeno serão os da segunda metade desta semana com a atmosfera mais seca e o tempo mais aberto.


Projeção de geada do modelo Canadense para o amanhecer da quarta-feira no Sul do Brasil

Em locais de menor altitude ou próximo do nível do mar a chance de geada é muito baixa e não se espera o fenômeno nas principais zonas produtoras de milho safrinha, exceto em regiões de baixadas em que o microclima traz mínimas muito menores.

Os mapas com as projeções de geada de diversos modelos para até 15 dias no Centro-Sul do Brasil estão disponíveis ao assinante na seção de mapas.

Anúncios