Anúncios

O que já tinha ocorrido no Natal, tal como previsto, tornou a acontecer hoje. Eventos de chuva muito intensa bastante localizada e temporais isolados mais uma vez atingiram a Metade Norte do Rio Grande do Sul. O episódio mais grave se deu no município de David Canabarro, onde a chuva foi extrema em muito curto período. As ruas da cidade viraram rios com forte correnteza associada à inundação relâmpago (foto).

 


Na ERS-155, entre Ijuí e Santo Augusto, vendaval localizado provocou queda de árvores e galhos sobre a rodovia, além de causar danos em lavouras.

A atmosfera está mais aquecida e úmida na Metade Norte. Formam-se nuvens extremamente carregadas localizadas que drenam a energia da atmosfera de todo o entorno, despejando na forma de chuva muito intensa em uma pequena área com elevadíssimos volumes em curto período. Não são precipitações mais amplas. Uma intensa chuva pode alagar um município em minutos e o vizinho não ter uma gota sequer.


Essas ocorrências de chuva forte a intensa localizada com elevados acumulados em intervalo com risco de temporais isolados de vento e granizo tendem a se repetir nos próximos dias, especialmente na Metade Norte. Haverá ainda um agravante pra reforçar o risco destes eventos que será o aumento da intensidade do calor que vai ganhar muita força no Estado nestes últimos dias do ano.  Sob calor muito intenso, aumenta o risco de tempestades severas.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios