Anúncios

Os últimos dias de 2018 e o começo de 2019 serão marcados por uma onda de calor no Rio Grande do Sul. Ao menos até a próxima quarta-feira, dia 2, os gaúchos enfrentarão uma sequência de dias em que a temperatura deve superar os 35°C no Estado com marcas perto de 40°C em alguns momentos. A elevação da temperatura se acentua nesta quinta-feira e deve ganhar ainda mais força no fim de semana e no início da semana que vem, quando a região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, pode ter máximas entre 37°C e 39°C. Alguns dados indicam que a próxima quarta-feira (2) pode ser de calor opressivo. O calor muito intenso afetará também Santa Catarina e o Paraná.


O aquecimento intenso propiciará a ocorrência de temporais e que tendem a atingir maior número de localidades a partir deste fim de semana. Como a atmosfera estará extremamente aquecida, antecipamos que isoladamente haverá tempestades muito fortes e severas com alto potencial de danos e transtornos por chuva extrema em curto período, granizo ou vendavais.


Como serão ocorrências isoladas, não é possível  se prever com muita antecedência que ponto ou outro será atingido. No final do dia 3 e no dia 4, frente fria pode avançar pelo Rio Grande do Sul com muita chuva e tempestades, encerrando a onda de calor. (Com foto de capa de Sandro Muller) 

 

Anúncios