Anúncios

O fogo não dá trégua na cidade de Los Angeles, estado norte-americano da Califórnia, que enfrenta a pior onda de fogo de sua história de séculos, alimentada por vento seco e quente do deserto chamado de Santa Ana que trouxe rajadas de até 160 km/h que fizeram os incêndios explodir em dimensão.

Um novo incêndio florestal avançou rapidamente pelas colinas de Hollywood na madrugada desta quinta-feira, ameaçando uma área abastada intimamente ligada à indústria cinematográfica norte-americana.

O novo incêndio em Hollywood complicou ainda mais a situação para milhões de moradores de Los Angeles já afetados por incêndios catastróficos que destruíram bairros inteiros e cobriram o céu com fumaça e brasas.

Os incêndios já causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e queimaram mais de 27.000 acres, equivalente a cerca de 20.000 campos de futebol. Os maiores, os incêndios Palisades e Eaton, destruíram pelo menos 2.000 estruturas e já são os dois mais destrutivos a atingir Los Angeles na história.

Dezenas de milhares de moradores de Los Angeles estavam sob ordens obrigatórias de evacuação ou alertas nesta quinta-feira. Durante a noite, havia uma sensação de ansiedade enquanto helicópteros de combate a incêndios cruzavam um céu escuro onde brasas alaranjadas flutuavam.

Engarrafamentos se formaram após o início de um incêndio nas colinas de Hollywood, próximo a ruas como Mulholland Drive e Sunset Boulevard, cujos nomes evocam a grandiosidade dos filmes de Hollywood. Uma ordem de evacuação para essa área foi suspensa pouco antes da meia-noite.

Outro incêndio também surgiu no bairro próximo de Studio City, queimando várias casas e gerando alertas de uma possível evacuação. No entanto, foi rapidamente controlado, e não houve relatos de feridos.

Os moradores se sentem vulneráveis em parte devido aos fortes ventos do deserto e às condições perigosamente secas — não chove significativamente em Los Angeles há meses —, o que facilita o surgimento e a propagação de novos incêndios.

Além disso, a escassez de água nos reservatórios locais dificulta o trabalho das equipes de combate ao fogo. Mais de 16 milhões de pessoas no Sul da Califórnia, desde Malibu até o condado de San Diego, estavam sob alerta vermelho no começo desta quinta-feira.

A previsão mais recente do National Weather Service em Los Angeles diz que ventos moderados a fortes de Santa Ana são esperados entre quinta-feira à noite e sexta-feira. Um alerta de vento forte está em vigor para o Vale de Santa Clarita e áreas montanhosas dos condados de Los Angeles e Ventura de hoje à noite até sexta-feira à tarde. Condições críticas de incêndio persistirão na área metropolitana de Los Angeles até sexta-feira à noite.

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Imagens de satélite da empresa de tecnologia Maxar captadas durante a quarta-feira mostraram quarteirões e quarteirões de bairros inteiros de Los Angeles ardendo com uma casa atrás da outra sendo engolida pelas chamas fora de controle.

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Esta imagem de satélite infravermelho colorida = divulgada pela Maxar Technologies mostra casas e prédios queimando na East Altadena Drive durante o incêndio Eaton em Altadena, na Califórnia.

Já a combinação de imagens abaixo a partir de satélite da Maxar Technologies mostra as casas perto da Fair Oaks Avenue em Altadena, Califórnia, em 6 de janeiro de 2025, antes do incêndio (acima) e uma vista infravermelha colorida de casas em chamas perto da Fair Oaks Avenue em Altadena durante o incêndio Eaton em 8 de janeiro de 2025 (abaixo).

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Já as imagens de satélite a seguir da Maxar Technologies identificam casas e edifícios na East Altadena Drive em Altadena, Califórnia, em 6 de janeiro de 2025 (acima) e uma imagem de satélite infravermelha colorida de casas e edifícios queimando na mesma East Altadena Drive durante o incêndio Eaton em 8 de janeiro de 2025.

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As imagens de satélite permitem enxergar também a destruição. As imagens da Maxar Technologies a seguir apresentam uma vista de um bairro em Altadena, Califórnia, em 6 de janeiro de 2025 (acima), antes do incêndio, e em 8 de janeiro com o bairro inteiro queimado e casas transformadas em cinzas (abaixo).

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

MAXAR TECHNOLOGIES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O nível de destruição choca. “A única coisa que consigo pensar que se compararia a isso seria um terremoto enorme”, disse Zev Yaroslavsky, 76, que serviu por décadas em Los Angeles como vereador e supervisor do condado. “Exceto que os terremotos têm um epicentro”, disse.

Ele fez uma pausa para tossir, rouco por causa da fumaça que cobriu a região. “Essa coisa está em todo lugar”, disse ele. “Está afetando todos que respiram o ar. Quando fui pegar o jornal esta manhã, uma grande nuvem negra pairava sobre a cidade do incêndio de Eaton. Foi bíblico”, destacou.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.