Os ventos diminuíram no Sul da Califórnia na noite de quarta-feira, mas outra onda de ventos é esperada a partir da manhã desta quinta-feira até sexta-feira, hora local, com rajadas de até 100 km/h e potencialmente mais fortes nas montanhas.
Na noite de quarta-feira, horário local, os ventos estavam geralmente calmos nos vales e registravam rajadas de 50 km/h nas colinas.
Na manhã desta quinta-feira, entretanto, as rajadas devem aumentar para 60 a 100 km/h. Combinadas com a baixa umidade contínua, espera-se que o perigo extremo de incêndios florestais persista. Os ventos devem permanecer intensos até sexta-feira.
Outro evento de ventos Santa Ana é possível no início da próxima semana, o que pode levar a um novo aumento nos níveis de perigo de incêndios.
Na segunda e terça-feira, fortes rajadas de vento podem atingir a região, já que uma grande perturbação na atmosfera deve ficar estacionada perto do sul da Califórnia.
Embora as indicações iniciais apontem que as velocidades dos ventos na próxima semana não serão tão intensas quanto na terça e quarta-feira desta semana, a baixa umidade e os ventos fortes podem dificultar os esforços de recuperação e aumentar o risco de novos incêndios.
Um novo incêndio florestal avançou rapidamente pelas colinas de Hollywood na madrugada desta quinta-feira, ameaçando uma área abastada intimamente ligada à indústria cinematográfica norte-americana, e complicou ainda mais a situação para milhões de moradores de Los Angeles já afetados por incêndios catastróficos que destruíram bairros inteiros e cobriram o céu com fumaça e brasas.
Os incêndios já causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e queimaram mais de 27.000 acres, equivalente a cerca de 20.000 campos de futebol. Os maiores, os incêndios Palisades e Eaton, destruíram pelo menos 2.000 estruturas e já são os dois mais destrutivos a atingir Los Angeles na história.
Dezenas de milhares de moradores de Los Angeles estavam sob ordens obrigatórias de evacuação ou alertas nesta quinta-feira. Durante a noite, havia uma sensação de ansiedade enquanto helicópteros de combate a incêndios cruzavam um céu escuro onde brasas alaranjadas flutuavam.
Engarrafamentos se formaram após o início de um incêndio nas colinas de Hollywood, próximo a ruas como Mulholland Drive e Sunset Boulevard, cujos nomes evocam a grandiosidade dos filmes de Hollywood. Uma ordem de evacuação para essa área foi suspensa pouco antes da meia-noite.
Outro incêndio também surgiu no bairro próximo de Studio City, queimando várias casas e gerando alertas de uma possível evacuação. No entanto, foi rapidamente controlado, e não houve relatos de feridos.
Os moradores se sentem vulneráveis em parte devido aos fortes ventos do deserto e às condições perigosamente secas — não chove significativamente em Los Angeles há meses —, o que facilita o surgimento e a propagação de novos incêndios. Além disso, a escassez de água nos reservatórios locais dificulta o trabalho das equipes de combate ao fogo. Mais de 16 milhões de pessoas no Sul da Califórnia, desde Malibu até o condado de San Diego, estavam sob alerta vermelho no começo desta quinta-feira.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.