Anúncios

Istambul voltou a ter uma nevasca no fim de semana e o que era para ser uma brincadeira se transformou em caso de polícia | YASIN AKGUL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Sete pessoas foram baleadas em Istambul após uma gigantesca batalha de bolas de neve que degenerou em um confronto violento, informou a imprensa turca no domingo. Várias dezenas de pessoas aproveitaram a forte nevasca para fazer uma batalha de bolas de neve na noite de sábado em um parque no bairro de Tophane, que faz divisa com os bairros turísticos de Galata e Karakoy, na parte europeia da cidade.

Por razões desconhecidas, os ânimos esquentaram entre dois grupos de homens que começaram a se chutar e se esmurrar, e pelo menos um deles feriu sete pessoas com uma arma de fogo, informou a agência de notícias turca DHA, que divulgou imagens das câmeras de segurança do local.


Segundo a Fundação turca Umut, cerca de 25 milhões de armas de fogo circulam no país-em uma população de 84,7 milhões de habitantes, um número muito superior às estimativas das autoridades.

Em janeiro, Istambul foi paralisada pela pior nevasca em décadas. O novo aeroporto da maior cidade turca pela primeira vez teve que suspender operações. A nevasca incomum que paralisou o Leste do Mediterrâneo forçou a Grécia a declarar dois dias de feriado. A neve causou caos em ambos os países, afetando o tráfego nas estradas e serviços básicos, o que deixou centenas de pessoas presas em seus carros na Grécia.


Grande parte da atenção internacional se concentrou no fechamento do aeroporto de Istambul, um dos maiores da Europa, inaugurado em 2019. O aeroporto recebeu mais de 37 milhões de passageiros no ano passado, apesar das interrupções no tráfego aéreo. A prefeitura de Istambul informou que se acumularam quase 85 centímetros de neve na tempestade de neve de janeiro que levou as autoridades a fecharem as universidades e escolas.

A queda de neve criou uma paisagem memorável em frente às mesquitas e principais monumentos da cidade que reuniam os turistas, mas a neve foi uma dor de cabeça para os 16 milhões de habitantes da maior cidade da Turquia que ficou quase paralisada. O trânsito quase sempre caótico de Istambul entrou em colapso com a neve.

Anúncios