Anúncios

O tempo segue instável nesta segunda-feira em partes do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com uma frente semi-estacionária que pouco progrediu após alcançar a área central do país. A chuva hoje se concentra mais no Nordeste do Rio Grande do Sul, Centro-Leste de Santa Catarina e o Paraná, São Paulo, Sul e Oeste de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e o Sul do Rio de Janeiro.


Amanhã, o cenário de precipitação pouco muda no Centro-Sul do Brasil. A instabilidade segue atuando praticamente nas mesmas regiões, avançando um pouco mais para Leste em direção ao Centro de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, grande parte do Estado vai ter tempo firme, embora com muitas nuvens em alguns pontos mais ao Nordeste gaúcho, onde as precipitações serão muito irregulares e isoladas.


Este cenário explica que a cidade do Rio de Janeiro não sofra maiores efeitos em razão desta frente e permaneça com tempo quente, apesar de máximas menores que nos últimos dias. Até chove na forma de pancadas, mas a instabilidade maior estará no Sul fluminense.

São Paulo é o estado que recebe os maiores volumes de chuva neste começo de semana, especialmente em pontos da faixa costeira, região onde em alguns pontos já choveu muito no fim de semana com acumulados acima de 150 mm em alguns pontos. O tempo não firma até a metade da semana na capital paulista e a MetSul alerta para o risco de chuva por vezes forte a intensa em pontos da cidade de São Paulo, sobretudo em horas da tarde para a noite.

A interação entre o canal de umidade organizado pela frente e o ar tropical mantém o risco de temporais isolados com chuva localmente forte neste começo de semana em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. O risco é mais alto nos estados do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, e no Oeste (Triângulo), Centro e Sul de Minas Gerais. Estes temporais localizados podem despejar volumes de chuva muito altos em curto período em algumas cidades, trazendo alagamentos repentinos e transtornos para a população. (Com foto de capa de Alex Rocha/PMPA)

Anúncios