Anúncios

Chuva e garoa marcam presença sob céu encoberto e temperatura mais baixa já por quatro dias seguidos em Porto Alegre | GIULIAN SERAFIM/PMPA/METSUL METEOROLOGIA

Porto Alegre teve hoje o quarto dia seguido com tempo fechado e registro de chuva e garoa. Desde que o ano começou a capital gaúcha ainda não havia registrado sequência tão longa de dias de céu encoberto com precipitação e temperatura mais baixa, trazendo ares antecipados de outono no final do verão.

Dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, zona Leste da Capital, mostram que em janeiro houve quatro dias seguidos com registro de precipitação, mas com calor e abafamento. Hoje, a estação registrou o quinto dia consecutivo com recolhimento de chuva, embora sejam quatro dias seguidos com o tempo fechado.


A precipitação do mês em Porto Alegre na estação de referência climatológica até às 9h dia 14 somou 99,1 mm, ou seja, a chuva está já ao redor da média histórica de março e com uma quinzena inteira pela frente é inevitável que março termine com volumes pluviométricos acima da média mensal.

Isso depois de fevereiro ter sido incrivelmente seco na capital gaúcha. A chuva no último mês na estação do Jardim Botânico somou apenas 22,8 mm, valor pouco acima do recorde de fevereiro mais seco da história. Conforme levantamento do Oitavo Distrito de Meteorologia, tratou-se do fevereiro mais seco desde 1926, sendo superado pelo de 1924 (20,5 mm) e 1926 (22,4 mm), igualando o registro de 22,8 mm de 1923.


A sequência de dias de tempo encoberto e instável proporciona dias seguidos de temperatura baixa pra março. As máximas no Jardim Botânico foram 22,8ºC na sexta-feira, 24,3ºC no sábado, 20,9ºC no domingo (menor do ano até agora) e 24,0ºC hoje. A máxima média histórica na cidade em março é de 28,2ºC, logo foram quatro dias seguidos com marcas bastante inferiores ao que é o normal desta época do ano.

E o tempo não firma nesta terça e na quarta em Porto Alegre. Nestes dois dias, a capital gaúcha deve ter períodos de maior nebulosidade com céu nublado a encoberto com prováveis períodos de chuva e garoa, mas podem ser anotados momentos de melhoria em que o sol aparece acompanhado de nuvens.

Por isso, a temperatura segue agradável e volta a aquecer com um pouco de calor apenas na quinta, quando as máximas podem se aproximar dos 30ºC. Ocorre que entre o final da sexta e o começo do sábado deve chegar uma nova frente fria com chuva e a temperatura torna a ficar agradável durante o fim de semana com mínimas mais baixas no começo da semana que vem.

Anúncios