Anúncios

Summit Camp/Divulgação

A temperatura caiu a valores incrivelmente baixos na Groenlândia nesta semana. A região, como se sabe é muito fria. Agora, frio com a intensidade desta semana é incomum para o fim de março. 

Com efeito, após semanas de temperatura muito acima da média e excepcionalmente amenas para a região, as marcas nos termômetros despencaram para valores absurdamente baixos. 


A temperatura ontem em Summit Station, em Geosummit, uma estação norte-americana no platô da Groenlândia, chegou a -64,1°C.

A temperatura, por exemplo, é a menor registrada neste mês de março no Hemisfério Norte. Até então, as menores marcas pertenciam à Sibéria russa com -55°C no início do mês. 

Por que o frio espanta?

O recorde de frio da Groenlândia em março é  de -67,2°C na mesma estação de Geo-Summit. Por outro lado, o recorde de abril é -61,9°C, de 1992.

Como já se está no fim de março e a marca de -64°C foi observada no dia 25, existe a possibilidade de ser recorde de mínima para a última semana de março na Groenlândia. 

Há dois anos, “calor”

Por fim, localizada no ponto mais alto da massa de gelo da Groenlândia, a 3.202 metros de altitude, Summit teve em 2019 um recorde de calor.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Fez 4,7°C positivos à época com derretimento do gelo em níveis históricos. A estação é estratégica pela sua localização para monitorar as mudanças climáticas.

Anúncios