Anúncios

Céu ameaçador e chuva com trovoadas em Lajeado na tarde da sexta-feira | Ageu Kehrwald

A MetSul Meteorologia alerta para um sábado muito instável no Rio Grande do Sul. O Estado terá chuva forte e risco de temporais isolados de vento forte, raios e granizo em alguns setores.

Primeiramente, as áreas de mau tempo decorrem de um centro de baixa pressão que gera nuvens carregadas. O resultado será chuva em todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Com efeito, algumas cidades devem ter altos volumes de chuva neste sábado.


Os volumes de chuva em alguns municípios  apenas hoje devem ficar entre 50 mm e 100 mm. O maior risco de tempo severo é em pontos da Metade Norte gaúcha ao passo que no Sul gaúcho o risco de chuva volumosa é muito mais isolado.

O mapa, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostra a projeção de chuva acumulada do modelo WRF até 9h da segunda-feira. 

O indicativo do modelo é de chuva próxima ou acima de 100 mm em pontos da Metade Norte do Estado. Em setores muito isolados, a projeção chega a 150 mm.

O risco maior é chuva forte neste sábado, entretanto não se pode afastar a chance de temporais. Isso porque a instabilidade vai ocorrer sob um ambiente muito instável com nuvens de grande desenvolvimento vertical.

O Rio Grande do Sul, portanto, terá um sábado de tempo instável com abundante nebulosidade. Céu nublado a encoberto vai predominar no Estado, mas podem ocorrer aberturas de sol, em especial no Sul e no Norte gaúcho. 

A chuva no início do dia deverá atuar mais do Centro para o Norte gaúcho. Da tarde para a noite, a chuva atinge a maior parte do território gaúcho. 

A temperatura pouco variar em razão do tempo instável. O sábado, porém, será abafado. Aquece mais em cidades do Noroeste e do Norte.

Instabilidade cede amanhã 

Por fim, o domingo começa com muitas nuvens e chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul, entretanto no decorrer do dia as nuvens diminuem. O sol pode aparecer, com efeito, na maior parte do Estado. 


Mesmo com a diminuição das nuvens no decorrer do dia não se descarta ainda alguma chuva passageira e isolada. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com aberturas de sol, o domingo terá elevação da temperatura e sensação de abafamento com calor durante a tarde em algumas regiões.

Anúncios