Anúncios

Derretimento atingiu nível jamais visto nos tempos modernos na massa de gelo da Groenlândia

Quinta foi o dia de maior degelo até hoje registrado em 24h desde o início dos dados em 1950 na Groenlândia. Foram 12,5 bilhões de toneladas de água que foram parar no Atlântico num único dia. Foram 197 bilhões de toneladas pelo derretimento em julho.

 


Estação no ponto mais alto da massa de gelo da Groenlândia (Summit), a 3202 metros de altitude, registou ontem seu recorde histórico de temperatura: 4,7°C positivos. A média histórica de temperatura nesta época do ano é 13°C abaixo de zero.

Estação do Summit na Groenlândia registrou derretimento de gelo. Além de agora, isso só tinha sido observado diretamente em 2012. E por registros de bastões de gelo (ice cores), por reconstrução paleoclimática, nos anos de 244, 753, 758, 992, 1094, 1192 e 1889.


Nos últimos dias, a massa de ar quente que trouxe recordes de calor em diversos países da Europa Ocidental avançou para o Artico e trouxe temperatura muitíssimo acima do normal na Groenlândia, favorecendo o derretimento do gelo em velocidade jamais vista nos tempos modernos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios