Anúncios

Granizo na manhã de hoje em Alegrete (RS) teve pedras de gelo de médio tamanho | REDES SOCIAIS

Fortes áreas de instabilidade com temporais avançam pelo Sul do Brasil nesta quarta-feira. As nuvens carregadas que se deslocam pelos três estados do Sul têm alto potencial de provocar tempestades localizadas com queda isolada de granizo e ainda rajadas fortes de vento.

Na manhã desta quarta-feira, diferentes cidades do interior gaúcho registraram queda de granizo. O fenômeno foi observado em municípios como Alegrete, Pontão e Soledade. Em Alegrete, as pedras de granizo chegaram a ter tamanho grande em alguns pontos do interior do município.


As nuvens carregadas que avançaram para o Sul do Brasil já tinham provocado granizo de médio a grande tamanho em horas da madrugada desta quarta-feira na província de Misiones, no Nordeste da Argentina, que faz fronteira com os três estados do Sul do Brasil.

Os núcleos de instabilidade que provocam os temporais de granizo neste feriado são isolados, assim não devem ser esperados temporais generalizados na Região Sul. São ocorrências, assim, isoladas, mas que em alguns pontos podem ser severas e com danos.


Uma massa de ar excepcionalmente quente segue atuando por uma bolhar de calor sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com marcas históricas de temperatura e sem precedentes em algumas cidades. Esta bolha de ar superaquecido tem direta relação com os temporais no Sul do país.

Isso porque a bolha bloqueia a instabilidade e chove muito na periferia da massa de ar superaquecida, ou seja, sobre os estados do Sul do Brasil. Este quadro leva a vários dias seguidos com registro de precipitação. Com abundante umidade e ar quente em altitude, formam-se nuvens carregadas com temporais.

A imagem do canal infravermelho do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã desta quarta-feira mostrava áreas de instabilidade avançando de Oeste para Leste com nuvens muito carregadas em pontos dos três estados do Sul.

METSUL

Já imagens de radar meteorológico indicavam muitos núcleos pequenos e isolados de maior refletividade, logo com potencial alto de granizo, especialmente do Centro para o Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul.

A MetSul, portanto, adverte para condições favoráveis a novos temporais isolados nos estados do Sul do Brasil nas próximas horas com possibilidade de rajadas de vento forte e, principalmente, queda de granizo. O granizo, na maioria dos locais em que cair, terá pequena dimensão, mas em alguns pontos poderá apresentar maior diâmetro. O risco será maior nos estados gaúcho e catarinense.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios