Minas Gerais vem sofrendo com calor opressivo e a temperatura deve aumentar ainda mais nesta segunda metade da semana no estado com maior número de municípios. A temperatura no território mineiro já superou 43ºC e a tendência é de máximas ainda mais altas nos próximos dias que podem se aproximar ou passar dos 45ºC em alguns pontos.
Nesta quarta-feira, um grande número de cidades mineiras experimentou calor perto e acima de 40ºC. A maior temperatura oficial em Minas Gerais neste feriado foi observada na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no município de São Romão, onde o termômetro apontou 43,4ºC.
Outras estações do órgão federal no estado indicaram máximas hoje de 41,4ºC em Nova Porteirinha; 41,2ºC em Salinas; 40,5ºC em Januária; 40,4ºC em Paracatu; 40,3ºC em Unaí; 40,2ºC em Pirapora; e 40,0ºC em Araçuaí.
Na cidade de Belo Horizonte, as máximas desta quarta chegaram a 37,3ºC na estação da Pampulha e 35,3º no Cercadinho. São marcas muitíssimo altas para os padrões do clima da capital mineira, especialmente considerando que novembro costuma ter aumento da chuva que impede na maioria dos anos extremos de calor.
A MetSul Meteorologia adverte que o calor vai aumentar em Minas Gerais com marcas de 43ºC a 45ºC nas cidades mais quentes do Norte e do Noroeste mineiro, como em São Romão, e acima de 40ºC em muitos pontos do Triângulo, do Centro e do Sul mineiro. O calor se intensifica entre esta quinta e o sábado.
A capital mineira pode ter máximas tão altas quanto 38ºC a 40ºC, especialmente na sexta e no sábado, logo a cidade de Belo Horizonte pode registrar a maior temperatura de sua história, superando o recorde de 38,6ºC na Pampulha, estabelecido na onda de calor de setembro deste ano.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.