Volumes muito altos de chuva foram registrados entre a tarde e noite da quinta-feira (21) na Grande Porto Alegre com períodos de precipitação moderada a forte que foram acompanhados de raios e trovoadas.
Os acumulados até o começo desta sexta-feira (22) foram de 68 mm em Canoas, 61 mm em Alvorada, 58 mm em Porto Alegre e Sapucaia do Sul, 55 mm em Viamão, 54 mm em Gravataí e 42 mm em Campo Bom.
O tempo segue instável hoje, amanhã e nas primeiras horas de domingo. Com a instabilidade ainda prevista, é provável que os volumes em pontos da Grande Porto Alegre se aproximem ou superem a marca de 100 mm até domingo. A média histórica de precipitação de maio em Porto Alegre (série 1961-1990) é de 94,6 mm.
A chuva que ainda cairá na Grande Porto Alegre será predominantemente fraca, mas não se afasta que em alguns momentos seja moderada a ocasionalmente forte.
O vento soprará moderado com ocasionais rajadas fortes durante o fim de semana na área metropolitana em razão de um centro de baixa pressão. Com o solo instável pelo excesso de chuva, mesmo vento moderado pode levar a queda de árvores.