Anúncios

Tempo aberto hoje cedo em São Francisco de Paula que amanheceu com 2°C e formação de geada | NILSON WOLFF

A Grande Porto Alegre teve neste domingo o amanhecer mais frio do ano até agora em 2022. A temperatura mínima na estação de baixada do bairro de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi de 6,0ºC ao amanhecer. A marca supera a menor mínima do ano de até então que era de 7,0ºC no dia 1º de abril. Foi a menor marca no local desde 12 de agosto de 2021, quando os termômetros indicaram 2,3ºC.

Em outros pontos da região metropolitana as mínimas foram mais altas. A base aérea de Canoas reportou 7ºC ao amanhecer. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Campo Bom acusou 9,0ºC. São Leopoldo amanheceu com 10,7ºC. Mínimas semelhante ao registrado pelo Inmet no bairro Jardim Botânico em Porto Alegre, onde fez 10,8ºC.


O frio se fez presente também no interior gaúcho. Em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, a temperatura desceu a apenas 0,1ºC. Outra estação de baixada, desta vez em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, teve 0,8ºC. Em Vacaria, a mínima foi de 1,7ºC, segundo dados do Ciram. Soledade baixou a 2,3ºC. Em São Francisco de Paula, na área de Tainhas, a mínima deste domingo foi de 2,6ºC, mesma marca registrada no Parque do Caracol, em Canela.

Com o frio abaixo de 5ºC em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul houve formação de geada na madrugada e ao amanhecer. A temperatura caiu acentuadamente na última noite pelo tempo muito aberto, o vento seco e o perfil seco da atmosfera que favoreceram um expressivo resfriamento noturno. Uma massa de ar frio ingressou durante o sábado com temperatura amena durante o dia, o que propiciou o amanhecer de domingo frio.


O frio, porém, vai dar lugar à temperatura muito mais alta nesta semana. Ar quente vai ingressar rapidamente no Rio Grande do Sul nas próximas horas e há avisos tanto de temperatura alta como de tempestades favorecidas pelo ar quente. A tendência indicada pelos modelos aponta o retorno do ar frio apenas no decorrer da primeira semana de maio.

Anúncios