Anúncios

Gelo, geada e frio abaixo de zero no amanhecer deste sábado no Planalto Sul de Santa Catarina | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Gelo, geada e frio seguem marcando os dias no Sul do Brasil mesmo após o afastamento do núcleo mais intenso desta massa de ar polar. Neste sábado não foi diferente com um amanhecer de marcas abaixo de zero nos três estados do Sul e mais uma vez muita geada cobrindo os campos em diversas cidades, especialmente de maior altitude.

Gelo em Santa Catarina

A menor temperatura neste sábado no Sul do Brasil ocorreu em Santa Catarina, onde a maior parte dos municípios do Planalto Sul do estado amanhecer hoje com marcas outra vez abaixo de zero. A mínima se deu no município de Urupema, onde a Epagri registrou em sua estação 5,5ºC negativos.


Os termômetros indicaram ainda -3,2ºC em Curitibanos, -2,7ºC em Ponte Alta do Norte, -2,0ºC em Rio Rufino, -1,4ºC em Frei Rogério, -1,4ºC em Caçador, -0,9ºC em Bom Retiro, -0,8ºC em Santa Cecília e Otacílio Costa, -0,7ºC em Vargem e -0,2ºC em Rio das Antas. Lages baixou a 0,1ºC.

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Em São Joaquim, os campos amanheceram completamente brancos em razão da geada que foi forte a severa em diversos pontos. Houve ainda congelamento em consequência do frio abaixo de zero com medições não oficiais de até 5ºC abaixo de zero na área urbana do município.

Paraná abaixo de zero e com geada

O Paraná voltou a ter temperatura abaixo de zero na madrugada e no amanhecer deste sábado. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em General Carneiro, no Sul do Paraná, marcou uma mínima de 2,2ºC negativos.

Foi o quinto dia seguido com marcas abaixo de zero e formação de geada no município paranaense. Na última quarta-feira, a temperatura na localidade chegou a 3,5ºC abaixo de zero.


Frio no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul igualmente começou o sábado com temperatura abaixo de zero e com formação de geada em diversos municípios, sobretudo de maior altitude. Estações meteorológicas apontaram mínimas de -1,8ºC em São José dos Ausentes, -1,1ºC em Soledade e -0,6ºC em Bom Jesus. Canela teve 0,0ºC. Em Porto Alegre, a mínima foi de 7,9ºC.

Anúncios