Densa pluma de fumaça dos incêndios florestais no Canadá atingiu nesta segunda-feira a Europa Ocidental. Imagens de satélite da NOAA mostravam a densa fumaça em camadas altas da atmosfera, que cruzou o Atlântico, alcançando Portugal e a Espanha.
Como a fumaça está sendo transportada por correntes de vento em elevada altitude, espera-se que não deteriore muito a qualidade do ar em superfície, mas deve deixar as cores tanto do amanhecer como do fim de tarde mais vibrantes.
Não é a primeira vez que a fumaça cruza o oceano e chega ao continente europeu. Nas últimas semanas, com a grande quantidade de emissões por centenas de incêndios, a fumaça vinda do Canadá atingiu a Europa repetidas vezes, da Noruega, no Norte, a Portugal, no Sul.
O pior está em Quebec, no Canadá. A Environment Canada emitiu alertas de poluição em várias regiões de Quebec devido aos incêndios, dizendo: “altas concentrações de partículas finas estão causando má qualidade do ar e visibilidade reduzida”.
A agência pediu aos residentes que evitem atividades ao ar livre e usem máscaras caso precisem sair. Piscinas externas e áreas esportivas foram fechadas e vários eventos externos, incluindo shows e competições esportivas, foram cancelados devido à poluição insalubre.
From #Canada to #Europe!
As predicted by @CopernicusECMWF CAMS the huge smoke plume from the #Canadawildfires reached many EU Countries: #Spain, #Portugal, #France, #Ireland, #England, as showed the #Copernicus #Sentinel5p map on June 26th. #AirQuality@WMO @LastQuake @vostSPAIN pic.twitter.com/zM3h1fAHaA— ADAM Platform (@PlatformAdam) June 26, 2023
Copious amounts of smoke from wildfires raging throughout Quebec, Canada will reach Western Europe in the next few hours. pic.twitter.com/Uxx402al87
— Nahel Belgherze (@WxNB_) June 25, 2023
“É realmente como uma névoa, exceto pela fumaça dos incêndios florestais. É muito difícil respirar e também arde um pouco os olhos”, disse Fauve Lepage Vallee, de 18 anos, lamentando que um festival ao qual ela deveria comparecer havia sido cancelado.
Existem 80 incêndios florestais ativos em Quebec, de acordo com a agência de proteção contra incêndios florestais de Quebec, SOPFEU, com vários crescendo no fim de semana devido ao clima seco e às altas temperaturas. “A extensão da fumaça torna particularmente difícil a eficácia de aviões-tanque e helicópteros”, disse SOPFEU.
Na quarta-feira, 119 bombeiros franceses devem chegar a Quebec para socorrer um contingente de seus compatriotas no campo desde o início de junho. “Eles também serão enviados para Roberval”, cerca de 250 quilômetros ao Norte da cidade de Quebec, para uma missão de 21 dias, disse Stephane Caron, porta-voz da SOPFEU.
Em todo o país, o Canadian Interagency Forest Fire Center (CIFFC) lista mais de 450 incêndios ativos, cerca de 240 dos quais são considerados fora de controle. O Canadá vive um ano sem precedentes de incêndios, com mais de 7,4 milhões de hectares queimados desde o início de janeiro.