Anúncios

Frio e muitas nuvens caracterizam este domingo em muitas cidades do Rio Grande do Sul | IARA PUNTEL

O frio marca este último domingo de junho no Rio Grande do Sul. Gaúchos de diversas regiões enfrentaram frio intenso durante a madrugada e o amanhecer, inclusive com registro de marcas abaixo de zero, e a temperatura seguiu baixa durante o dia com uma tarde frio na maior parte do Estado.

Como era antecipado há dias pela MetSul, nebulosidade na madrugada impediria queda maior da temperatura e o frio mais intenso se concentraria no Sul e na Campanha gaúcha. Foram as regiões que anotaram mínimas negativas hoje cedo com -1,2ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, e -0,5ºC em Herval, na fronteira com o Uruguai.


Estações meteorológicas indicaram ainda mínimas de 0,8ºC em Pedras Altas, 0,9ºC em Santa Vitória do Palmar, 1,2ºC em São Francisco de Paula, 1,4ºC em Jaguarão, 1,7ºC em Pelotas, 2,2ºC em Cambará do Sul, 2,7ºC em Bagé, 2,9ºC em Aceguá, 2,9ºC em Lavras do Sul, 3,2ºC em Piratini, 3,4ºC em Espumoso, 3,6ºC em Caçapava do Sul, 3,9ºC em Camaquã e Livramento, e 4,0ºC em Caxias do Sul, São Martinho da Serra e São Sepé.

Na Grande Porto Alegre, a diminuição da nebulosidade em parte da região no começo do dia fez com que alguns pontos da área metropolitana, especialmente mais ao Sul, tivessem maior resfriamento que em outros. Foi o caso de Porto Alegre que anotou mínima de 7,5ºC na zona Leste da cidade. Já no aeroporto, no Norte da cidade, a temperatura não baixou de 8,7ºC. Na base aérea de Canoas, a mínima foi de 8,4ºC.


O frio, contudo, não se limitou ao começo do dia. A nebulosidade tornou a aumentar depois de aberturas no começo deste domingo, o que impediu a temperatura de se elevar mais, o que resultou numa tarde fria. A imagem do satélite meteorológico GOES-16 mostrava abundante presença de nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul às 15h.

A temperatura em algumas cidades sequer superou os 10ºC. De acordo com dados de estações oficiais, a temperatura às 15h era de7,3ºC em Canela, 9,0ºC em Jaguarão, 9,1ºC em São José dos Ausentes, 10,6ºC em Caçapava do Sul, 10,9ºC em Bagé, 11,5ºC em Livramento, 11,9ºC em Teutônia, 12,3ºC em Camaquã, 12,4ºC em Rio Pardo, 12,6ºC em São Vicente do Sul, 12,8ºC em Santa Maria, e 12,9ºC em Ibirubá. Em Porto Alegre, na zona Leste, fazia 14,2ºC às 15h.

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas a temperatura se eleva mais à tarde porque a massa de ar frio enfraquece e ar mais quente, inclusive, avança para parte do território gaúcho. O dia começa ainda frio, entretanto a tarde deve ser amena com marcas perto de 20ºC em algumas regiões.

Anúncios