Uma massa de ar frio que cobre a Argentina e o Uruguai avança neste fim de semana e no início da semana que vem para Norte e trará queda de temperatura no Sul e no Sudeste do Brasil. O ar frio tem forte intensidade na Argentina, entretanto não deve avançar com muita força e, ao contrário, a tendência é de enfraquecimento.
O ar frio avança para parte do Rio Grande do Sul neste sábado, porém mais enfraquecido, o que não permitirá uma abertura do tempo expressiva com a continuidade do tempo com abundante nebulosidade no Estado. No domingo, inclusive, já começa a enfraquecer o frio em altitude no território gaúcho com o “bolsão” de ar frio se deslocando para Norte pelo oceano. Isso manterá o Rio Grande do Sul com muitas nuvens.
Justamente a grande cobertura de nebulosidade neste fim de semana impedirá queda maior da temperatura. As madrugadas deste sábado e do domingo devem ter muitas nuvens, frustrando resfriamento maior. O começo do domingo será de temperatura mais baixa, mas sem previsão de marcas mais extremas de frio. Ausente a nebulosidade e o dia começaria com marcas perto ou abaixo de zero em grande número de cidades, mas não é o cenário que se projeta.
Assim, a tendência para a Grande Porto Alegre é de mínimas, em geral, de 8ºC a 10ºC durante a madrugada e o amanhecer do domingo. Na maioria das cidades dos Campos de Cima da Serra, os termômetros devem apontar 2ºC a 3ºC. Na maior parte do interior são esperadas mínimas de um dígito com o frio mais intenso projetado no Sul gaúcho e na Campanha, onde em alguns locais pode fazer 1ºC a 3ºC com mínimas isoladamente menores.
A mesma cobertura de nebulosidade que impedirá queda maior da temperatura à noite vai ser responsável por frustrar um maior aquecimento durante o dia no fim de semana. Por isso, tanto no sábado quanto no domingo a expectativa é de temperaturas máximas baixas e inferiores às médias históricas desta época do ano. Porto Alegre e região metropolitana devem ter apenas 13ºC ou 14ºC à tarde em diversos pontos nos dois dias.
Trajetória oceânica do ar frio
Esta não será uma massa de ar frio de trajetória continental. Com efeito, as suas consequências na temperatura em áreas mais a Oeste de Santa Catarina e do Paraná será pequena. Da mesma forma não terá grande impacto no Centro-Oeste do Brasil que seguirá com temperatura alta na esmagadora maioria dos municípios.
O que os dados dos modelos numéricos analisados mostram é o deslocamento do ar frio com uma trajetória oceânica, sobre o Oceano Atlântico. O ar frio avançaria sobre o mar até as costas do Sudeste do Brasil, trazendo queda de temperatura mais expressiva para cidades próxima do litoral no Sul e no Leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Leste do estado de Minas Gerais.
Geada
O cenário que se esboça para este fim de semana não é de geada generalizada. Dias atrás, os modelos indicavam menor presença de nuvens e mínimas menores, mas nas últimas rodadas mantiveram a grande presença de nebulosidade. Além disso, o ar frio não avança pelo interior do Sul do país e sim pela costa, tendo menor intensidade sobre o continente, o que da mesma forma não contribui para a geada.
Nesse sentido, o amanhecer do domingo que deverá ser o mais frio no Sul não deve ter geada em muitos locais pela nebulosidade e/ou temperatura não suficientemente baixa para o fenômeno. Modelos limitam a geada mais ao Sul e à Campanha gaúcha, porém mais para as primeiras horas da madrugada. Nas partes altas da Serra, mesmo que os modelos não apontem, não se descarta que possa gear em alguns pontos, mas não de forma ampla na região e a chance não é alta pelas nuvens.
Temperatura cairá em São Paulo e Rio de Janeiro
O avanço do ar frio vai encerrar com a sequência de dias secos e quentes na cidade de São Paulo. A nebulosidade aumenta muito na capital paulista neste fim de semana e o tempo tende a se instabilizar com chuva e garoa para os paulistanos, elevando a umidade relativa do ar. Haverá uma queda da temperatura que será mais sentida no domingo que pode terminar com 12ºC ou 13ºC na capital paulista. A segunda deve amanhecer com 12ºC e a madrugada mais fria deverá ser a da terça na capital paulista com até 10ºC.
Na cidade do Rio de Janeiro, o ar mais frio começa a ingressar da tarde para a noite do sábado e o declínio da temperatura será mais percebido no domingo. Assim como em São Paulo, o ar frio induzirá instabilidade com chuva na capital fluminense com possibilidade de chover já no fim do sábado e maior quantidade de chuva no domingo. O efeito desta massa de ar no Rio será principalmente nas máximas que vão declinar com uma tarde mais fria no domingo. Na segunda, a temperatura segue mais amena na capital fluminense.