Frio e geada são esperados em Sobradinho (foto) e em muitas outras cidades do Sul do Brasil no amanhecer desta quarta-feira | IARA PUNTEL/ARQUIVO

A quarta-feira vai começar gelada no Sul do Brasil por efeito da massa de ar frio que ontem começou a ingressar no território gaúcho e hoje dominou grande parte da região, trazendo uma terça-feira com cara de inverno que começou com chuva, vento e frio em diversas regiões. Um centro de alta pressão de 1205 hPa vai estar sobre o Sul do Brasil na madrugada desta quarta, favorecendo tempo mais aberto e significativo resfriamento noturno.

A tarde desta terça já foi tipicamente invernal com marcas baixas na maioria das cidades. Em algumas, a temperatura durante a tarde sequer superou os 10ºC. Os termômetros à tarde não passaram de 9,5ºC em Canela, 10,0ºC em Cambará do Sul, 10,5ºC em Bagé, 10,6ºC em Soledade, 10,7ºC em São José dos Ausentes e 11,0ºC em Jaguarão. Em Porto Alegre, a maior marca à tarde na zona Leste foi de 14,2ºC. As máximas do dia, na esmagadora maioria dos municípios, foram observadas nas primeiras horas desta terça.

A tarde fria desta terça-feira precede o amanhecer frio a muito frio previsto para esta quarta. A grande maioria das regiões do Rio Grande do Sul terá mínimas ao amanhecer abaixo dos 5ºC. Os termômetros devem indicar marcas perto de 0ºC no Sul gaúcho, Campanha e fronteira com o Uruguai assim como em baixadas da Serra. Marcas negativas devem ocorrer na Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra, em baixadas da região de Soledade e do Alto Uruguai.

Em Porto Alegre, o amanhecer da quarta-feira deve ter temperatura mínima entre 6ºC e 7ºC, mas na área metropolitana os termômetros podem indicar até 3ºC ou 4ºC em alguns pontos, sobretudo de zonas rurais, como no bairro da Lomba Grande, em Novo Hamburgo, e na região de Morungava, em Gravataí.

Com o frio mais intenso previsto para esta quarta-feira no começo do dia, geada pode se formar em diversas áreas do Sul do Brasil, até porque as baixas temperaturas não vão se limitar ao Rio Grande do Sul e se espera muito frio também em Santa Catarina e parte do Paraná. A geada pode ser moderada a forte em alguns municípios.

O tombo da temperatura

A massa de ar frio provocou um enorme tombo da temperatura entre ontem e hoje. Em Porto Alegre, a temperatura que era de 30,3ºC às 15h da segunda na zona Leste da cidade, hoje no mesmo horário era de 13,3ºC, uma queda de 17ºC em 24 horas. No Aeroporto Salgado Filho, de 30,1ºC para 13,3ºC ou 16,8ºC de variação de um dia para o outro no mesmo horário. Na área metropolitana, os termômetros indicavam 30,2ºC às 15h da segunda e hoje 13,9ºC, queda de 16,3ºC.

Porto Alegre começou a terça com chuva, rajadas de vento e frio. Durante a manhã a nebulosidade gradualmente começou a diminuir e a tarde teve sol sob ar mais seco e frio, rendendo um belo entardecer. | FERNANDO OLIVEIRA

No interior gaúcho, a mudança de temperatura foi também enorme em diversas regiões, em especial na Metade Norte que experimentou uma tarde de segunda-feira de calor. Canela tinha 23,6ºC às 15h da segunda e hoje na mesma hora apenas 8,1ºC, queda de 15,5ºC. Em Caxias do Sul, também na Serra, temperatura no meio da tarde da segunda de 24,8ºC e hoje de 11,4ºC.

No Norte do Estado, Soledade registrava 24,7ºC às 15h da segunda-feira e nesta terça, na mesma hora, os termômetros indicavam 9,2ºC, declínio de 15,5ºC em 24 horas. Situação semelhante em Passo Fundo que anotava 24,8ºC no meio da tarde da segunda-feira e hoje registrava só 9,6ºC, queda de 15,2ºC. Em Cruz Alta, 26,6ºC às 15h da segunda e 11,0ºC às 15h de hoje, logo uma variação para menos de 15,6ºC.

No Noroeste gaúcho, por sua vez, Santo Augusto registrava no meio da tarde da segunda uma temperatura de 26,4ºC e hoje na mesma hora de 12,6ºC. Em Santa Rosa, variação em 24 horas à tarde de 28,6ºC para 14,2ºC. Já em São Luiz Gonzaga, às 15h da segunda a temperatura era de 28,4ºC e nesta terça no mesmo horário de 14,7ºC.

Frio vai durar pouco

A massa de ar frio já começa a se afastar do Rio Grande do Sul nesta quarta e ar mais quente vai retornar ao Sul do Brasil. Pior, o avanço de ar tropical vai começar a formar uma frente quente no Sul do Brasil nesta quarta que avançará de Norte para Sul com instabilidade e provocará chuva e temporais no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta, embora o tempo já comece a mudar nesta quarta.

A quarta-feira será de sol no Rio Grande do Sul, mas uma frente quente traz aumento de nuvens, chuva isolada e raios no final do dia para algumas regiões gaúchas, sobretudo nas Metades Norte e Oeste. Não se descarta granizo localizado. A tarde será amena com maior aquecimento no Noroeste à medida que o ar frio começa a se afastar do território gaúcho e ar quente avança de Norte.