Tempo abriu em Porto Alegre com a dissipação da nebulosidade no final da tarde deste domingo e o céu claro vai favorecerm um começo de segunda-feira de muito frio na capital e região metropolitana | EDIMAR VARGAS

O Rio Grande do Sul está sob influência de uma massa de ar seco e frio de alta pressão que foi responsável por um domingo com cara de inverno. O dia começou com nuvens, chuva e garoa, e vento Minuano assoviando por um ciclone extratropical no Oceano Atlântico. No decorrer do domingo, a nebulosidade entrou em diminuição e o sol apareceu em muitas cidades. Em parte do Estado, entretanto, muitas nuvens ainda permaneciam durante a tarde. Em Porto Alegre, o céu limpou no fim da tarde.

A tarde de hoje, aliás, foi muito fria no Rio Grande do Sul com várias cidades sequer alcançando sequer a marca de 10ºC e permanecendo o dia inteiro temperatura de um dígito. A presença de nuvens em algumas regiões contribuiu para manter a temperatura baixa. Às 15h, estações oficiais indicavam 7,8ºC em Canela, 8,0ºC em Caçapava do Sul e Erechim, 8,4ºC em Caxias do Sul, Soledade e Passo Fundo, 8,5ºC em Cambará do Sul, Vacaria e Lagoa Vermelha, 8,8ºC em Encruzilhada do Sul, 9,1ºC em Cruz Alta e Bagé, 9,2ºC em Ibirubá, 9,3ºC em Livramento, 9,5ºC em Bento Gonçalves, e 9,8ºC em Frederico Westphalen.

Na Grande Porto Alegre, a tarde de sol e nuvens também foi fria neste domingo. No meio da tarde, a temperatura era de apenas 13,3ºC na cidade de Porto Alegre e em Campo Bom. No bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a máxima na estação de encosta (100 metros de altitude) foi de 13,9ºC, a menor no local desde 11 de junho, quando fez 12,6ºC. Já na estação de baixada, a 35 metros, a máxima não superou 13,7ºC, também a menor desde 11 de junho, dia em que fez 12,6ºC.

Segunda-feira começa gelada

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no decorrer do dia nuvens ingressam na Metade Norte, onde chove em pontos do Noroeste, Alto Uruguai, Planalto e talvez mais ao Norte da Serra no final do dia pelo avanço de instabilidade a partir do Paraná e Santa Catarina. Não se afasta granizo isolado. A Metade Sul, por sua vez, tem tempo firme e aberto. Nevoeiro e neblina isolados ao amanhecer.

Dia começa gelado com marcas abaixo de 5ºC na grande maioria das cidades e negativas em algumas, o que trará geada na maior parte do Estado, moderada a forte em diversas localidades. Vai gear nas zonas rurais da Grande Porto Alegre e de forma isolada nas zonas urbanas da área metropolitana. Com o enfraquecimento da massa de ar frio, a tarde de hoje será amena e não tão fria quanto a de ontem.

Projeção de geada do modelo canadense para 6h desta segunda-feira | METSUL

A previsão da MetSul é de um amanhecer com 5ºC ou 6ºC de mínima em Porto Alegre, mas em pontos da área metropolitana fará até 2ºC a 3ºC, como em Lomba Grande (Novo Hamburgo) e Morungava (Gravataí). Na Campanha e fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC. A Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra devem ter marcas negativas. Pode fazer até -3ºC nos Aparados e na Serra do Sudeste entre -3ºC e -5ºC nas baixadas. À tarde, a maioria das cidades vai ter máximas de 18ºC a 20ºC.

Frio dura pouco

O frio intenso deste começo de semana vai durar pouco. Embora ainda faça frio na madrugada da terça-feira, as mínimas já serão mais altas. Nuvens e instabilidade devem evitar resfriamento maior no Norte do Estado. No Sul gaúcho é que se espera ainda frio intenso na madrugada da terça com marcas perto de 0ºC e geada na Campanha enquanto na Serra do Sudeste mais uma vez vão ocorrer marcas negativas.

Na segunda metade da semana, a tendência é, de novo, o ingresso de ar mais seco e quente no território gaúcho, o que vai trazer noites menos frias e muito mais amenas com tardes quentes para a época do ano em que as máximas serão elevadas para os padrões de julho. Haverá marcas próximas dos 30ºC no Noroeste e nos vales sob a influência do ar mais quente.