Anúncios

Grande parte do Uruguai amanheceu nesta terça-feira com temperatura abaixo de zero e coberto com geada e a previsão é o frio seguir intenso no país nas madrugadas até o final desta semana | LEONOR HERNANDEZ/ARQUIVO METSUL

O frio foi muito intenso hoje cedo no Uruguai com marcas de até 4ºC abaixo de zero no interior do país e recorde de temperatura mínima para o mês de maio no Sudoeste uruguaio, informou o Instituto Uruguaio de Meteorologia. Efeito da intensa massa de ar polar no Cone Sul que trouxe recorde de temperatura mínima hoje também na Argentina e no Chile, a ponto de a cidade de Santiago do Chile registrar a menor mínima em maio desde 1969.


Conforme o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as mínimas hoje cedo no território do Uruguai foram de -4,3ºC em Mercedes, -3,5ºC em Lavalleja, -3,1ºC em Trinidad, -2,3ºC em Rivera, -1,8ºC em Florida, -1,6ºC em Durazno, -1,5ºC em Melo, -1,0ºC em Young, -0,7ºC em Salto, -0,3ºC em Paysandú, -0,2ºC em Treinta y Tres, -0,1ºC em Artigas, 0,1ºC em Paso de los Toros, 0,5ºC em San José, 1,3ºC em Colonia, 2,7ºC em Rocha e Montevidéu (Melilla), 5,0ºC em Canelones, 5,4ºC em Laguna del Sauce, 6,5ºC em Atlantida e 8,4ºC em Punta del Este.

A temperatura mínima de -3,1ºC em Tacuarembó igualou o recorde absoluto de mínima para o mês de maio na localidade de 23 de maio de 2006. Outras estações ficaram perto dos recordes de maio. Como de Soriano que teve mínima hoje de -4,3ºC, sendo que o recorde mensal é de -4,5ºC em 31 de maio de 2008. Ou Trinidad que anotou -2,5ºC e o recorde mensal é -3,0ºC em 31 de maio de 2008. E ainda Young que amanheceu hoje com -1,0ºC e o recorde para o mês de maio é de -1,5ºC em 30 de maio de 2008.

A previsão da MetSul é que o frio siga muito intenso no Uruguai nesta quarta, na quinta e ainda na sexta com marcas negativas mais uma vez em uma série de departamentos. Algumas cidades podem ter marcas ainda menores que as de hoje no começo deste mês de junho. Com isso, novamente se espera geada generalizada no interior uruguaio e com congelamento em alguns pontos pelas temperaturas de -2ºC a -4ºC. No fim de semana, embora siga frio à noite, devem se elevar as mínimas. Já as tardes seguem frias nesta segunda metade da semana.

Anúncios