Anúncios

Moradores de Santiago do Chile enfrentaram frio hoje cedo com intensidade que não se via no mês de maio desde 1969 com marcas negativas generalizadas na região metropolitana da capital chilena | ARIEL MARINKOVIC/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Santiago do Chile teve no amanhecer desta terça-feira a menor temperatura no mês de maio em mais de maio século. De acordo com a Direção Meteorológica do Chile, a mínima hoje foi de -2,1ºC na estação localizada na Quinta Normal, a menor no mês de 1969 ou 53 anos. Conforme o órgão meteorológico oficial chileno, a marca foi registrada às 7h59. Ontem, a estação oficial de referência histórica da capital chilena tinha anotado mínima de -1,0ºC.

Embora a marca de hoje em Santiago do Chile seja muito baixa, a temperatura mínima desta terça está longe de ser recorde. A menor marca observada até hoje no mês de maio na estação da Quinta Normal foi de -3,0ºC, no ano de 1924. Na sequência, há registros menores do que hoje nos anos de 1910 e 1923.

O frio intenso, embora os chilenos estão acostumados, mereceu uma série de memes nas redes sociais chilena com os moradores de Santiago, da região metropolitana e outras áreas do país reclamando da baixa temperatura, mas não era exagero porque o frio foi mais intenso do que o comum nesta época do ano.

Veja as mínimas por regiões hoje no Chile:

Coquimbo: -0,4°C em La Canela

Valparaíso: -6,3°C em Quilpué

O’Higgins: -7,0°C em Marchigüe

Maule: -6,9°C em Los Niches

Ñuble: -7,3°c em Coihueco

Biobío: -6,7°C em Los Ángeles

La Araucanía: -12,3°C em Lonquimay

Los Ríos: -3,5ºC em Río Bueno

Los Lagos: -4,8°C em Frutillar

Aysén: -9,5°C em Vista Hermosa

Já na região metropolitana de Santiago as mínimas foram de -7,9ºC em Til til, -7,4ºC em San Pedro de Melipilla, -6,7ºC em Pirque, -6,1°C  em Huechún, -6,0°C em Caleta de Tango. No que se denomina a Grande Santiago fez -3,5ºC em San Bernardo, -3,1ºC em Pudahuel (aeroporto de Santiago) e -3,2ºC em La Granja.

Anúncios