Santiago do Chile teve no amanhecer desta terça-feira a menor temperatura no mês de maio em mais de maio século. De acordo com a Direção Meteorológica do Chile, a mínima hoje foi de -2,1ºC na estação localizada na Quinta Normal, a menor no mês de 1969 ou 53 anos. Conforme o órgão meteorológico oficial chileno, a marca foi registrada às 7h59. Ontem, a estação oficial de referência histórica da capital chilena tinha anotado mínima de -1,0ºC.
#heladas 🥶La Estación Meteorológica #QuintaNormal de Santiago, marcó hoy -2.1 °C, la temperatura mínima más baja para un mes de mayo, desde 1969.
📸 Reporta y comparte tus fotos de las heladas con el #ElTiempoAhora y #Meteochile#Temperaturas #thewinterscoming pic.twitter.com/bt3nU2zAia
— MeteoChile (@meteochile_dmc) May 31, 2022
Embora a marca de hoje em Santiago do Chile seja muito baixa, a temperatura mínima desta terça está longe de ser recorde. A menor marca observada até hoje no mês de maio na estação da Quinta Normal foi de -3,0ºC, no ano de 1924. Na sequência, há registros menores do que hoje nos anos de 1910 e 1923.
O frio intenso, embora os chilenos estão acostumados, mereceu uma série de memes nas redes sociais chilena com os moradores de Santiago, da região metropolitana e outras áreas do país reclamando da baixa temperatura, mas não era exagero porque o frio foi mais intenso do que o comum nesta época do ano.
Veja as mínimas por regiões hoje no Chile:
Coquimbo: -0,4°C em La Canela
Valparaíso: -6,3°C em Quilpué
O’Higgins: -7,0°C em Marchigüe
Maule: -6,9°C em Los Niches
Ñuble: -7,3°c em Coihueco
Biobío: -6,7°C em Los Ángeles
La Araucanía: -12,3°C em Lonquimay
Los Ríos: -3,5ºC em Río Bueno
Los Lagos: -4,8°C em Frutillar
Aysén: -9,5°C em Vista Hermosa
Já na região metropolitana de Santiago as mínimas foram de -7,9ºC em Til til, -7,4ºC em San Pedro de Melipilla, -6,7ºC em Pirque, -6,1°C em Huechún, -6,0°C em Caleta de Tango. No que se denomina a Grande Santiago fez -3,5ºC em San Bernardo, -3,1ºC em Pudahuel (aeroporto de Santiago) e -3,2ºC em La Granja.