Anúncios

Geada generalizada e frio extremo no começo da sexta-feira | Alexandre Pinto/Arquivo

A MetSul alerta que o amanhecer desta sexta-feira será um dos mais frios dos últimos 20 a 30 anos em muitas cidades do Centro-Sul do Brasil. O frio será muito intenso e mesmo extremo em alguns municípios. No Rio Grande do Sul, porém, muitas cidades não devem superar as mínimas das ondas de frio de 2007, 2009 e 2012. O que impressionará são as marcas em estações de maior altitude, a maior parte com um histórico de dados recente e que não existiam nas grandes ondas polares até agora deste século.

Os termômetros podem indicar ao amanhecer nesta sexta -7ºC a -9ºC na Serra do Sudeste e Aparados da Serra. De -9ºC a -11ºC no Planalto Sul Catarinense e de -6ºC a -8ºC no Paraná. Um enorme número de cidades terá mínimas negativas e as marcas mais baixas desta onda de frio.


Mais de 90% das cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, devem ter mínimas abaixo de zero. Em Porto Alegre, mínima oficial no Jardim Botânico deverá ficar ao redor de 1ºC ou 2ºC, mas na área metropolitana muitos pontos devem ter entre -2ºC e 0ºC.

Grande parte dos municípios catarinenses e paranaenses deve marcas mínimas ao redor de 0ºC ou negativas. A temperatura deve ser negativas na região de Curitiba e ficar perto de 0ºC em algumas estações na ilha, em Florianópolis.

A cidade de São Paulo pode ter uma das mínimas mais baixas em décadas. Pode ser a menor em julho desde 1994 e a menor ou segunda menor de um mês de inverno desde 1994 ou 2000.

A geada será enorme e generalizada no começo desta sexta. Será um dos episódios de geada mais forte e abrangente no Sul do Brasil em anos. Espera-se que o fenômeno seja forte na maior parte das cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e severa em algumas localidades com congelamento. Pode, por exemplo, gear até na beira da praia nos litorais gaúcho e catarinense, e ainda em bairros centrais de Porto Alegre, o que é raro.


A geada atingirá ainda o Sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde muitas cidades devem ter marcas negativas ou perto de 0ºC. Pode gear em diversos bairros da cidade de São Paulo e forte em pontos do Sul da capital paulista. Frio muito intenso e abaixo de zero com geada é previsto igualmente para pontos do Sul de Minas Gerais. Não se afasta geada até no Sul de Goiás.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Em razão da geada forte e abrangente, no terceiro e incomum terceiro grande episódio do fenômeno neste inverno, é alto o risco de que mais uma vez ocorram perdas e prejuízos em diferentes culturas como hortaliças, fruticultura, café, laranja e cana-de-açúcar.

Anúncios