Anúncios

Degelo de aeronave é procedido em aeroporto da Alemanha durante forte episódio de frio | Cristof Stacey/AFP/MetSul Meteorologia/Arquivo

A formação de gelo em asas de uma aeronave da empresa Azul no começo da manhã desta quinta-feira obrigou o cancelamento de um voo de Curitiba para Porto Alegre. O episódio de congelamento das asas do avião se deu no Aeroporto Internacional de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais, devido ao frio muito intenso da madrugada de hoje. Em razão do gelo, os voos AD4730 (de Curitiba para Porto Alegre) e AD4024 (de Porto Alegre para Curitiba) acabaram cancelados.

A empresa aérea confirmou o cancelamento pelo fato e lamentou os transtornos para os seus passageiros em nota: “Os Clientes receberam toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da empresa ainda hoje. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos aos seus clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”.


Não foi a primeira vez que se constatou a presença de gelo sobre asas de aeronaves em aeroportos no Sul do Brasil, mas este tipo de evento é bastante incomum e somente se verificou no passado em ondas de frio de grande e incomum intensidade, como a que agora afeta o Centro-Sul do país. A mínima no aeroporto de Curitiba foi de 1°C abaixo de zero hoje.

O degelo é procedido, a aeronave é vistoriadas, e o aparelho pode voltar a operar normalmente sem risco para a segurança de voo.

O clima brasileiro, mesmo fazendo muito frio durante o inverno no Sul do Brasil, não costuma ter marcas tão extremas como desta semana, o que faz com que acontecimentos como de hoje em Curitiba sejam raros.


A preocupação de gelo em aeronaves é grande em países de clima frio durante o inverno. Por isso, os aeroportos nestes países, como dos Estados Unidos, Canadá, Europa, China e Japão, por exemplo, estão muito habituados a realizar o congelamento das asas dos aviões.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

É recorrente nos meses de inverno nestas nações acostumadas ao frio extremo nos meses de inverno de líquido que é jogado sobre a aeronave.

Anúncios