Anúncios

O sábado começou com frio intenso e formação de geada em diversos pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com antecipado pela MetSul. Um sistema de alta pressão atmosférica, massa de ar polar, com centro de 1030 hPa no nordeste da Argentina limpou o tempo e derrubou a temperatura no Centro/Sul do continente. Conforme rede de estações meteorológicas oficiais e particulares a temperatura baixou de zero em muitas cidades gaúchas, pelo menos em 30 que possuem estação meteorológica, parte das quais teve a menor marca do ano até agora sendo registrada hoje. Como resultado do perfil muito seco da atmosfera associado ao ar polar o resfriamento noturno foi rápido.

Amanhecer típico de inverno em Quaraí na fronteira Oeste. Foto de Itamar Altamídia NNTV | METSUL

Nesse contexto, em Quaraí a estação meteorológica  oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, registrou mínima de -2,5°C a menor marca do ano até agora na cidade. O interessante é que a temperatura baixou de zero desde às de 0h deste sábado e se manteve negativa até às 8h horas. No registro das 9h00 o Inmet anotou 0,4°C no município de Quaraí. Simultaneamente, de acordo com a rede de dados do INMET as cidades de Tupanciretã, Encruzilhada do Sul, Uruguaiana e Cruz Alta tiveram o primeiro registro de temperatura negativa de 2022, portanto a menor marca do ano até agora.


Confira a lista de cidades que tiveram temperatura abaixo de zero neste sábado:


Soledade: -4,2°C

São José do Ausentes: -3,6°C

Quaraí: -2,5°C

Vacaria: -2,3°C

Caxias do Sul: -2,2°C

Getúlio Vargas -2,2°C

Ronda Alta: -2,2°C

Cambará do Sul: -2,1°C

Pinheiro Machado: -2,0°C

Lagoa Vermelha: -2,0°C

Bom Jesus: -1,9°C

São Francisco de Paula -2,0°C

Serafina Correa: -1,8°C

Carazinho -1,7°C

Erechim: -1,7°C

Santo Augusto -1,6°C

Espumoso -1,2°C

Aceguá -1,1°C

Gramado: -1,1°C

Herval -1,1°C

Marau -1,1°C

Tupanciretã: -1,1°C

Sobradinho -1,0°C

Cruz Alta: -0,9°C

Bento Gonçalves: -0,6°C

Pontão -0,6°C

Santa Rosa: -0,5°C

Bagé: -0,3°C

Ibirubá: -0,3°C

Encruzilhada do Sul: -0,1°C

Uruguaiana: -0,1°C

Sobradinho começou o sábado com frio intenso e formação de geada. Foto de Krisna Puntel | METSUL

Sobradinho começou o sábado com frio intenso e formação de geada. Foto de Krisna Puntel | METSUL

 

Bom Jesus, nos Campos de cima da Serra, teve geada e marcas negativas de temperatura. Antônio Wolf | METSUL

Ao mesmo tempo Porto Alegre teve mínima de 4,9°C, segunda menor marca do ano, na estação oficial do INMET no bairro Jardim Botânico às 8h00 deste sábado. Na cidade de Esteio, estação particular registrou 3,7°C, em São Leopoldo 3,8°C e na cidade de Canoas 4,7°C.  No Litoral também fez frio. Em Torres a estação do INMET registrou 2,8°C, a menor marca do ano até agora. Em Tramandaí a mínima foi de 6,2°C.

Em Santa Catarina a temperatura baixou de zero em vários municípios com registro de -4,2°C em São Joaquim, -3,1°C em Urupema, -1,3°C en Campo Belo do Sul, -0,9°C em Monte Carlo, -0,4°C em Campos Novos, -0,3°C em Lebon Régis.

TARDE DE SÁBADO SERÁ ENSOLARDA E FRIA

A massa de ar seco e frio mantém o tempo firme e ensolarado em todo o território gaúcho  durante  a tarde, porém a presença do ar polar dificulta o aquecimento e máxima não sobe muito. Seja como for, modelos atmosféricos indicam máxima ao redor de 7 a 9°C nas áreas de Serra da Metade Norte do Rio Grande do Sul. Nesse interim, em grande parte das regiões a máxima irá oscilar entre 11 e 13°C. Por outro lado, após uma longa sequencia de dias de altos índices de umidade relativa do ar, hoje a perspectiva é de uma tarde de ar muito seco, cujos índices deverão baixar de 30%, sobretudo, na Metade Oeste do Estado.  No Sul e Leste o vento poderá se intensificar com rajadas moderadas durante a tarde.

Posteriormente, no turno da noite deste sábado o frio volta a ganhar intensidade e é provável que a temperatura baixe de zero antes da meia noite em  cidades de maior altitude da Metade Norte do Rio Grande do Sul , Planalto Sul catarinense e sul do Paraná. Na grande maioria dos municípios a temperatura irá baixar de 5°C no fim da noite. Nesse meio tempo a geada poderá ter início mais cedo entre a noite de hoje e a madrugada de domingo.

Anúncios