Anúncios

Ar polar gelado chegou e deu fim a sequência de dias muitos úmidos em grande parte do Sul do país. Nesse interim, durante a tarde os índices de umidade tiveram significativo declínio com registro de marcas ao redor de 40 a 50% na Metade Sul e Oeste. Na Serra a umidade ficou por mais tempo e oscilou ao redor de 80% em meados da tarde. O tempo abriu na maioria das regiões com uma noite de céu claro na esmagadora maioria das cidades gaúcha. Em Jaguarão a temperatura máxima foi registrada às 15h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia com 12°C. Depois disso, a temperatura entrou em declínio e a mínima tende a ser registrada no fim da noite de hoje. Nas horas seguintes Jaguarão teve 10°C à 16h, 10,2°C às 17h, 8,9°C às 18h e 8,1°C às 19h.

Temperatura registrada pelo INMET às 19h:


São José dos Ausentes 5,1°C

Tupanciretã 5,2°C


Cambará do Sul 5,4°C

Caçapava do Sul 5,4°C

Bagé 5,6°C

Encruzilhada do Sul 6,3°C

Quaraí 6,9°

Passo Fundo 7°C

Bento Gonçalves 7,3°C

São Gabriel 7,3°C

Erechim 7,8°C

Ibirubá 8,1°C

Lagoa Vermelha 8,4°C

Nesse meio tempo em Porto Alegre, na estação oficial do INMET no Jardim Botânico temperatura às 19h era de 12,1°C, com tendencia também de rápido declínio e sensação de frio nesta noite.

Nas próximas horas, a temperatura seguirá em declínio e até o fim da noite a temperatura poderá baixar de 5°C em diversos municípios gaúchos. O tempo fica firme com céu claro na grande maioria das regiões com algumas nuvens na faixa Norte/Nordeste do Estado.

SÁBADO GÉLIDO EM GRANDE PARTE DO  SUL DO PAÍS

O ar polar irá provocar acentuado declínio da temperatura na madrugada desta sábado com expectativa de um amanhecer abaixo de zero em muitas regiões do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e Sul do Paraná. As menores marcas deverão ocorrer nos Campos de cima da Serra,, em pontos da serra sudeste e Planalto Sul catarinense com projeção de -3 a -5°C.

Amanhecer de sábado será congelante com marcas negativas em muitas áreas | METSUL

Nessas condições o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul neste sábado e com amplos períodos de céu claro e tempo firme. Ar seco e frio de origem polar de trajetória continental e associada a centro de alta pressão de 1028 hPa no Nordeste argentino traz frio a jornada inteira. O frio será intenso no começo e no fim do dia. Muitas cidades terão mínimas hoje perto de 0ºC ou negativas com geada. Mesmo com sol, a temperatura à tarde será baixa. Esfria muito ao entardecer e volta a ficar gelado. Ciclone a Leste da foz do Rio da Prata traz vento moderado com ocasionais rajadas e muito baixa sensação térmica em cidades do Sul e do Leste gaúcho.

Simultaneamente a combinação do ar muito seco, vento calmo e frio intenso irá propiciar a formação de geada. A geada poderá ter forte intensidade e ter o começo da sua formação já na madrugada, sobretudo, em cidades da Metade Oeste.  Nesse sentido, o amanhecer deste sábado poderá ter aquelas imagens típicas de inverno com campos cobertos de geada, “branquinhos” ao amanhecer.

Risco de formação de geada no começo deste sábado é alto | METSUL

Anúncios