Fronteira com o Uruguai amanheceu com temperatura baixa para esta época do ano nesta terça-feira devido à influência de uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão no Centro da Argentina | FABIAN RIBEIRO

O Rio Grande do Sul amanheceu com frio em algumas cidades nesta terça-feira, em pleno começo de março. A temperatura hoje cedo caiu abaixo dos 10ºC em localidades da Campanha e do Sul gaúcho com marcas muito abaixo do que é normal para esta época do ano, efeito de uma massa de ar frio que começou a ingressar ontem no território gaúcho. A MetSul Meteorologia havia antecipado que a temperatura cairia acentuadamente com o primeiro refresco de outono.

A massa de ar frio está associada a um centro de alta pressão localizado na província de Buenos Aires e foi impulsionada por um grande e intenso ciclone extratropical que está em alto-mar sobre o Atlântico Sul, a Leste da Argentina, e que se formou no domingo na altura das Ilhas Malvinas.

De acordo com dados de estações automáticas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas desta terça-feira foram de 10,2ºC em Bagé; 10,3ºC em Dom Pedrito; 11,6ºC em São José dos Ausentes; 12,2ºC em Jaguarão; 12,6ºC em Livramento e Caçapava do Sul; 12,8ºC em Camaquã; 12,9ºC em Canguçu; 13,0ºC em São Gabriel e Cambará do Sul; 13,1ºC em Rio Grande; 13,5ºC em Capão do Leão; 13,8ºC em Quaraí e Vacaria; e 13,9ºC no Chuí.

Já estações meteorológicas automáticas particulares e da Secretaria Estadual da Agricultura apontaram mínimas nesta terça de 7,3ºC em Pedras Altas; 9,6ºC em Herval; 10,4ºC em Minas do Camaquã; 10,9ºC em Lavras do Sul; 11,7ºC em Vila Nova do Sul; 11,9ºC em Livramento; 12,2ºC em Pelotas, 12,3ºC em São Sepé; 12,4ºC em Cambará do Sul; 12,6ºC em Santana da Boa Vista; e 12,8ºC em Rosário do Sul.

Em Porto Alegre, o amanhecer de hoje foi bastante ameno. A temperatura mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, no Sul da cidade, foi de 16,0ºC. Já estação da Secretaria da Agricultura no bairro Lami, também mais ao Sul da cidade, indicou 14,2ºC.

A previsão da MetSul Meteorologia indica que o frio aumenta no Rio Grande do Sul na madrugada da quarta-feira, que será a mais fria da semana no estado. Mínimas entre 10ºC e 15ºC são previstas para a esmagadora maioria das cidades gaúchas com marcas abaixo de 10ºC em algumas localidades.

A Serra Gaúcha deve amanhecer na quarta-feira com temperaturas entre 9ºC e 12ºC, conforme a localidade. Nos Campos de Cima da Serra, as mínimas cairão abaixo de 10ºC com possibilidade de registros de até 7ºC ou 8ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, a mínima da quarta ficará ao redor de 16ºC ou 17ºC, mas pode cair a valores entre 12ºC e 13ºC mais ao Sul da cidade, o que deve se dar também em pontos da Grande Porto Alegre.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.