Frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil no começo da semana, trazendo chuva e queda de temperatura após dias de calor. Será a primeira frente fria de março e do outono meteorológico. | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO

A MetSul Meteorologia projeta a chegada no começo da semana de uma frente fria ao Rio Grande do Sul que vai trazer chuva em todas as regiões e, o mais importante para muitas pessoas, uma queda significativa da temperatura com as primeiras marcas mais próximas de outono no mês de março.

Antes da chegada da frente fria, entretanto, ainda faz calor. Com a aproximação do sistema frontal, ar mais quente ingressa no estado neste sábado, o que fará com que a temperatura se eleve acentuadamente com uma tarde muito quente em dia com predomínio do sol.

Com tempo mais aberto, as máximas previstas para este sábado devem passar de 30ºC na esmagadora maioria das cidades gaúchas, inclusive em diversas da Serra Gaúcha, e superam os 35ºC em algumas, casos da região dos vales e do Oeste do estado.


A mudança do tempo no Rio Grande do Sul tem início a partir de amanhã, quando a frente fria começa a ingressar no território gaúcho. O sol vai aparecer com nuvens em grande parte do estado n domingo, entretanto a nebulosidade aumentará ao longo do dia e a atmosfera vai se instabilizar com chuva. Já chove em pontos do Oeste e do Sul de manhã, mas na maioria das áreas em horas entre a tarde e a noite.

Na segunda-feira, o sistema frontal ainda atua no estado. A frente fria traz muitas nuvens e chuva em especial na faixa central e na Metade Norte do estado. No Oeste e no Sul gaúcho, projeta-se uma melhora gradual do tempo na segunda com o avanço de ar mais ameno e seco de Sul associado a um centro de alta pressão.

O avanço do sistema frontal para Norte vai mudar o tempo com chuva no decorrer da segunda-feira e no começo da terça também em Santa Catarina e no Paraná com previsão de chuva na grande maioria dos municípios dos dois estados, e que pode ser localmente forte.


Projeção de chuva do modelo europeu para a tarde de segunda | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a noite de segunda | METSUL

Frentes frias no período quente do ano normalmente trazem o risco de tempo severo, mas a MetSul não antecipa um cenário de alto risco de temporais generalizados. A frente até pode provocar alguns temporais isolados em sua passagem pelo Sul do Brasil, mas, se acontecerem, serão ocorrências pontuais.

Da mesma forma, os acumulados de chuva pela frente não devem ser altos em grande parte do estado. O mapa abaixo com a projeção de chuva para cinco dias do modelo alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas, mostra que a frente vai deixar pouca chuva em muitas áreas com acumulados perto ou acima de 50 mm apenas em parte da Região Sul.

METSUL

Pode chover forte, porém, de forma localizada e com maior probabilidade em pontos do Oeste e do Norte gaúcho, onde a atividade frontal será maior. Na maior parte do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, a tendência é que os acumulados de precipitação sejam baixos.

Na sequência da frente fria, uma massa de ar seco e frio vai ingressar com temperatura muito agradável e tipicamente outonal, inclusive com noites um pouco frias no meio da semana que vem. Será o primeiro episódio do outono meteorológico (trimestre março a maio) de temperaturas mais amenas.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.