Anúncios

Imagem de satélite da tarde desta segunda do ciclone na costa da Argentina | NOAA

Ciclone extratropical intenso e de grande dimensão atua neste momento em alto-mar, no Atlântico Sul, a Leste da Argentina. A frente fria que avança pela Região Sul do Brasil com muitas nuvens e chuva está associada ao ciclone, que se formou nas imediações das Ilhas Malvinas.

De acordo com análise dos modelos numéricos, o ciclone extratropical apresentava hoje à tarde pressão mínima central de 972 hPa, o que faz do sistema profundo. Justamente por isso, o ciclone consegue impulsionar ar mais frio de latitudes altas para as latitudes médias com temperatura amena no Rio Grande do Sul.

A MetSul Meteorologia reitera o que já havia informado ontem sobre este ciclone não oferecer maior risco ao continente no Brasil, não havendo a expectativa de vento muito forte em terra firme e apenas em mar aberto, uma vez que a sua trajetória fará com que o campo de vento intenso desvie do Sul do Brasil.

A Marinha do Brasil tem avisos de vento muito forte a duro em alto mar e ainda de mar muito grosso com vagas de seis metros de altura em alto-mar para a costa do Sul do Brasil, o que é um risco para a navegação, especialmente de pequenas embarcações.


Para a faixa costeira, a ondulação (swell) gerada pelo ciclone no Atlântico Sul começa a alcançar o litoral gaúcho e há expectativa de ressaca do mar nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil. A Marinha do Brasil emitiu avisos de ressaca dos litorais gaúcho ao do Rio de Janeiro com ondas de até 2,5 metros.

Ciclones extratropicais são fenômenos absolutamente comuns e rotineiros n Atlântico Sul, sendo normal observar mais de um sistema atuando entre a América do Sul e o continente africano. A grande maioria destes sistemas, que se formam em qualquer época do ano e são mais frequentes nos meses frios do ano, não gera impactos danosos no continente.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios