Anúncios

Temperatura hoje cedo chegou a 1ºC no Distrito Federal e chegou a 5ºC na cidade de Brasília para o espanto dos moradores do Planalto Central do Brasil | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

A madrugada de hoje foi de frio incomum no Brasil e atingiu, em uma situação rara, todas as regiões geográficas do Brasil, inclusive áreas do Norte e do Nordeste. A enorme e forte massa de ar frio derrubou a temperatura a valores excepcionalmente baixos no Centro do país e trouxe marcas de inverno em locais nada habituados com o frio. Brasília, Goiânia e Belo Horizonte tiveram frio que, por exemplo, Porto Alegre sequer chegou perto de ter ainda neste ano.

No Norte, o dia começou em Rondônia com 8,9ºC em Cerejeiras e 11,2ºC em Vilhena. No Sul do Pará, a temperatura desceu a 15,3ºC em Santana do Araguaia. Em Tocantins, 11,7ºC em Formoso do Araguaia, 12,4ºC em Pium, 12,9ºC em Santa Rosa do Tocantins, e 13,2ºC em Paranã, Peixe e Gurupi.

Na Região Nordeste, o frio se fez sentir no interior da Bahia, em cidades próximas de Goiás, Tocantins e Minas Gerais. As mínimas no estado baiano foram 10,9ºC em Correntina, 12,7ºC em Luiz Eduardo Magalhães e 13,6ºC em Vitória da Conquista. Nas cidades mineiras de Chapada Gaúcha e Montalvânia, que estão quase na divisa com a Bahia, as mínimas foram, respectivamente, 7,1ºC e 8,3ºC.

O frio foi impressionante no Centro-Oeste do Brasil. No Mato Grosso, 2,6ºC em Pontes e Lacerda, 3,5ºC em Salto do Céu e Alto Araguaia, 4,5ºC em Santo Antônio do Leste, 4,7ºC em Rosário Oeste e 4,9ºC em Rondonópolis. No Mato Grosso do Sul, 2,1ºC em Camapuã, 4,4ºC em Bandeirantes, 4,5ºC em Rio Brilhante e 4,8ºC em Sidrolândia. Em Goiás, 2,7ºC em Jataí e Mineiros, 3,2ºC em Cristalina, 3,8ºC em Rio Verde, 4,1ºC em Morrinhos, 4,2ºC em Silvânia e 4,4ºC em Pires do Rio e Luiziânia. Goiânia anotou 5,6ºC.

O frio foi ainda mais impressionante no Distrito Federal, onde temperatura mínima chegou a 1,4ºC em Gama, marca menor que a temperatura mais baixa observada hoje nas Ilhas Malvinas que foi de 1,5ºC em Mount Kent. Fez ainda 3,3ºC em Águas Emendadas e 4,1ºC em Paranoá. Em Brasília, a mínima de 5,1ºC foi quase idêntica aos 5,0ºC de hoje cedo na cidade de Buenos Aires.

No Sudeste, grande parte de Minas teve menos de 5ºC. Fez 3,4ºC em Sete Lagoas, 3,7ºC em Uberaba e 4,6ºC em Diamantina. A temperatura desceu a 5,6ºC em Uberlândia e 4,4ºC em Belo Horizonte, quase igual aos 4,3ºC da mineira Maria da Fé, cidade fria de grande altitude no Sul do estado.

Na Região Sudeste, onde o frio foi muito fora do comum foi em parte do Espírito Santo com mínimas de 3,9ºC em Venda Nova do Imigrante, 6,8ºC em Afonso Cláudio e 8,7ºC em Santa Teresa. Vila Velha teve 9,1ºC e Vitória 11,6ºC. No Rio de Janeiro, 2,6ºC em Nova Friburgo e 6,5ºC em Teresópolis. Na cidade do Rio de Janeiro, 11,5ºC na Vila Militar e 12,5ºC em Jacarepaguá. Em São Paulo, muito frio em todo o estado e mais intenso no Norte paulista com 0,9ºC em Ituverava. A capital teve 8,0ºC em Interlagos e 8,3ºC no Mirante de Santana.

No Sul do Brasil, na maior parte da região, o frio esteve dentro que é normal para outono-inverno. O Norte do Paraná é que teve o frio de maior intensidade em relação às médias com 3,8ºC em Nova Fátima. No Rio Grande do Sul, a mínima foi de 3,2ºC em Quaraí.