Anúncios

Granizo no Uruguai na manhã de hoje | JENII GUTIERREZ

Uma frente quente se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nesta sexta-feira com o avanço de ar muito quente do Nordeste da Argentina para o Oeste, Noroeste e o Norte do estado gaúcho. A frente quente gera instabilidade no Sul e no Leste do estado e ainda no Uruguai, onde atuam as nuvens mais carregadas.

O avanço do ar quente com nuvens muito carregadas trouxe chuva nas últimas horas para grande parte do território uruguaio, inclusive de forte intensidade em alguns locais. A capital Montevidéu também teve chuva, acompanhada de trovoadas e vento.

A instabilidade mais forte por conta da frente quente se concentra nos departamentos do interior uruguaio, onde estão sendo registradas tempestades desde de manhã com chuva forte, muitos raios e granizo em diferentes pontos nesta sexta-feira.

Durante a manhã de hoje, temporais de granizo afetaram diversos departamentos do Uruguai. As pedras foram de grande tamanho em localidades dos departamentos de Canelones e Lavelleja. Em Las Piedras, em Canelones, o granizo chegou a causar danos em telhados.

Frentes quentes têm como uma das principais características justamente causar granizo e os eventos de granizo em grande número de cidades durante os meses de inverno no Rio Grande do Sul costumam se dar durante a atuação de sistemas frontais quentes.

Nas próximas horas e em parte do sábado, o Uruguai vai seguir com chuva e temporais com a frente que hoje é quente e amanhã passará a ser fria. Alguns temporais podem ser localmente fortes a severos com chuva intensa, muitos raios, queda de granizo e vendavais localizados.

Frente quente gera enorme contraste no Rio Grande do Sul

A imagem de satélite das 13h de hoje mostrava muitas nuvens, algumas bastante carregadas, acompanhando a frente quente, sobre o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. Nestas regiões chovia em diversos pontos e até localmente forte com trovoadas. No Oeste, Noroeste e no Norte do estado, o sol aparecia com tempo bastante aberto.

Imagem de satélite das 13h desta sexta-feira | METSUL

O ar quente e mais seco ingressa pelo Oeste e o Noroeste, o que faz com que estas áreas com tempo aberto estivessem registrando temperaturas entre 31ºC e 34ºC em diversas cidades. Em contraste, no Sul e no Leste gaúcho, sob nuvens e instabilidade, fazia no começo da tarde entre 21ºC e 24ºC na maioria das localidades, ou 10ºC a menos.

Amanhã, sábado, a frente estará no começo do dia sobre o Uruguai e o extremo Sul do Rio Grande do Sul causando chuva, localmente forte, e temporais isolados. Ocorre que deixará de ser movida por ar quente e passará a ser impulsionada por ar mais frio que vai avançar pela Argentina.

Com isso, a frente quente deixará de ser quente e passará a ser fria, avançando para Norte. Chove primeiro com temporais no Oeste e no Sul e depois na maioria das regiões gaúchas, onde parte do sábado vai ter sol e muito calor antes da chegada da frente fria com chuva e risco de temporais isolados.

Granizo é marca das frentes quentes

Diferentemente de uma frente fria, que é impulsionada por ar frio, a frente quente tem seu movimento ditado pelo avanço de ar quente. Por isso, seu movimento no estado é de Norte para Sul, ao contrário dos sistemas frontais frios que avançam de Sul para Norte. É também por isso que após a passagem da frente quente esquenta muito, ao contrário da frente fria que traz queda de temperatura.

Frentes quentes ocorrem tradicionalmente no outono e no inverno, especialmente no mês de junho, e costumeiramente trazem chuva localmente forte a intensa, muitos raios e queda de granizo. Embora possam ocorrer temporais isolados com vento, chuva forte, raios e granizo são mais comuns que vento em frentes quentes.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.