Anúncios

Frente fria não rompe bloqueio atmosférico e São Paulo terá a intensificação do calor durante o fim de semana. | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana com chuva e queda de temperatura depois de um sábado com temperatura elevada e calor em várias cidades gaúchas. O sistema frontal chega a levar chuva para Santa Catarina, mas não conseguirá romper o bloqueio atmosférico e na maior parte do Paraná sequer vai chover.

Com isso, o estado de São Paulo não sofrerá a influência deste sistema frontal. Muito pelo contrário, a previsão da MetSul Meteorologia indica que a tendência é que ar ainda mais quente ingresse no território paulista neste fim de semana com temperaturas mais altas.

Por isso, o fim de semana na cidade de São Paulo e no interior paulista será marcado pela presença do sol com temperatura muito alta para esta época do ano. As máximas à tarde ficarão bastante acima da média histórica do fim de abril tanto no sábado quanto no domingo.

A capital paulista deve ter temperaturas máximas de 30ºC a 32ºC em muitos bairros nas tardes de amanhã e do domingo. No interior do estado, as máximas acima de 30ºC vão ser generalizadas. No Oeste, no sábado, máximas acima de 35ºC com até 37ºC ou 38ºC em alguns municípios. No domingo, marcas acima de 35ºC em muitas cidades do Centro para o Oeste e o Norte paulista com prováveis registros de 37ºC a 39ºC em algumas.

Fosse outubro ou novembro e não seria surpresa calor deste nível no interior de São Paulo, mas não no final de abril e quase em maio. Está a se falar de máximas perto de 40ºC em algumas cidades do interior de São Paulo a poucos dias do mês de maio, o que foge demais de uma condição normal.

Uma massa de ar excepcionalmente quente vai estar sobre o estado de São Paulo nos próximos dias e com a atmosfera seca, proporcionando a temperatura muitíssimo acima das médias históricas e o calor fora do normal para esta época do ano. Mesmos as noites que vinham sendo amenas pelo ar seco passarão a ser quentes pelo reforço da massa de ar quente na região.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.