Anúncios

 


 

Conforme mostra a imagem de satélite a frente fria (em laranja)  atua ainda sobre o Uruguai e no Rio Grande do Sul áreas de instabilidade desde a madrugada provocam pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo, nas fronteias Oeste e Sul. Em Santana do Livramento o Inmet registrou 41 mm desde a meia noite. As rajadas de vento chegaram a 72 km/h em Dom Pedrito. Em Canguçu as rajadas chegaram a 54 km/h.

 

AGORA

 

 

A imagem de radar acima mostra núcleos de chuva moderada a forte em pontos da Campanha, Fronteira Oeste, Litoral Norte. Nessas regiões o tempo pode voltar a abrir com abafamento e depois novas pancadas de chuva e temporais isolados. No Norte e Noroeste ainda não houver registro de chuva significativa mas as nuvens já aparecem desde cedo acentuando a sensação de abafamento.

 

 

 

 

 

 

 

A incidência de raios é alta na Zona Sul do Estado e em pontos da fronteira Oeste o que indica potencial de temporais isolados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMPERATURA

 

 

O mapa de temperatura mostra que por onde a chuva já foi registrada a temperatura baixou momentaneamente e está ao redor de 20°C  e contrasta com a temperatura perto de 30°C na Grande Porto Alegre, região de Santa Maria e Litoral. É preciso ressaltar que mesmo onde a temperatura já caiu poderá voltar a subir porque a frente fria ainda não passou pelo Estado e portanto a massa de ar quente ainda atua em todas as áreas. O ar quente serve de combustível para formação de novos temporais em grande parte das áreas.

                                                                                                                                                                       

               

                                                                                                                                                           

PRECIPITAÇÃO

 

 

O modelo CMC continua projetando volumes mais altos de precipitação para este sábado em trechos do Sul e no Noroeste com volumes perto de 100 mm em pontos isolados. Mas ressalta se que esse mapa é um indicativo porque como há risco de temporais os volumes de precipitação pode ter altos acumulados em qualquer parte do Estado de  forma isolada. Na Grande Porto Alegre a projeção indica volume sem torno de 40 a 60 mm até a noite deste sábado. No extremo Sul os acumulados tendem a ser baixos, mas os temporais podem gerar quantidade maior.

 

 

 

 

 

NAS PRÓXIMAS HORAS

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul alternando intervalos de melhoria com sol e pancadas de chuva e temporais isolados. O abafamento predomina e a frente fria se desloca do Uruguai para o Estado provocando novas pancadas de chuva e mais temporais. Ainda há risco de vendavais isolados, com chuva forte a torrencial de forma isolada, com raios e queda de granizo em alguns pontos. O vento pode ser moderado a forte com o ingresso de ar mais frio que favorece o refresco na maior parte das áreas até a madrugada de domingo. Hoje a noite a chuva se concentra mais na Metade Norte e Leste do Estado com melhora no tempo nas áreas próximas a fronteira com o Uruguai.

 


 

 

Anúncios