Imagem de satélite do começo da noite mostrava frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul | NOAA

Uma frente fria avança agora pelo Rio Grande do Sul na noite desta sexta-feira com chuva, raios e rajadas de vento. O tempo já mudou, como era previsto, no Oeste, no Sul e em parte do Centro gaúcho. O Noroeste, o Norte e o Nordeste do estado seguiam sob ar quente ainda no começo da noite desta sexta.

A imagem dos sensores de raios das 20h desta sexta mostrava uma faixa com descargas elétricas se estendendo pelo Rio Grande do Sul de Oeste a Leste com maior incidência de raios na Metade Oeste gaúcha. A faixa acompanha a frente e a zona de descontinuidade entre o ar mais quente na dianteira do sistema frontal e mais frio na retaguarda.

A frente fria chegou com chuva e rajadas de vento ao Rio Grande do Sul. Estações meteorológicas indicaram rajadas até o começo da noite de 82 km/h na barra do Chuí, 74 km/h em Santa Maria (base) e 70 km/h em Bagé.

A chuva nas últimas 12 horas até 19h somou volumes altos em parte do Rio Grande do Sul com 50 mm em Alegrete e Uruguaiana, 26 mm no Chuí, 18 mm em Santiago, 16 mm em Quaraí, 15 mm em Santa Maria e Jaguarão, 14 mm em Dom Pedrito e 13 mm em Bagé, pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres indicaram até 20h acumulados de 58 mm em Alegrete, 47 mm em Itaqui, 40 mm em Canguçu, 30 mm em Uruguaiana, 27 mm em Rosário do Sul e 20 mm em Quaraí.

No que resta agora da noite desta sexta e na madrugada de sábado, a frente fria avança para as demais regiões do Rio Grande do Sul, inclusive a área de Porto Alegre. Na chegada, há risco de chuva localmente forte de curta duração com raios e ainda rajadas de vento forte localizadas.

Frente fria avança com raios (pontos vermellhos) pelo estado | NOAA/METSUL

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul neste sábado à medida que uma frente fria se desloca pelo estado. Chove na maioria das localidades gaúchas no decorrer do dia. Apesar do quadro de instabilidade, aberturas podem ocorrer em diferentes áreas do estado, em especial no Oeste e no Sul.

Ar mais frio ingressa no território gaúcho e põe fim ao período quente dos últimos dias que caracterizou o veranico. Na grande maioria das cidades, as máximas deste sábado ocorrem no começo do dia e as mínimas no final do período, à noite. O ar mais frio ingressa com vento por vezes moderado.