Anúncios

KAMIL KRZACZYNSKI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A extraordinária frente polar do Ártico atingiu a costa do Golfo do México nesta sexta-feira com temperatura e sensação térmica raramente vista na região. Na região central da costa do Golfo, no estado do Alabama, a temperatura desceu a 11ºC abaixo de zero, de acordo com o balanço publicado pelo Serviço Nacional de Meteorologia.


Também na costa do Golfo, no Texas, mínimas muito abaixo de zero com sensação térmica de até 15ºC negativos foram observadas na região de Houston. Um alerta de sensação extrema de frio permanece em vigor para Houston, uma vez que rajadas perigosamente frias com valores próximos ou abaixo de- 15ºC continuam a varrer partes do Centro-Sul e o Sudeste do Texas até o fim do dia, de acordo com relatório do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

O frio foi tão extremo na cidade de Houston que provocou o congelamento da fonte do parque Bob Smith, no Centro. Cenas semelhantes foram vistas em outras partes da cidade. No litoral, o avanço do ar congelante sobre o mar provocou nevoeiro de vapor.

Como precaução, o NWS adverte que os habitantes de Houston devem evitar atividades externas, se possível. No entanto, quando estiver ao ar livre, a recomendação é para usar roupas adequadas, incluindo gorro e luvas, pois o vento frio pode resultar em hipotermia ou congelamento se não forem tomadas medidas preventivas.

As rajadas de vento podem resultar em quedas de energia na área de Houston. Na manhã de sexta-feira, milhares de clientes ficaram sem energia em Houston e no condado de Harris como resultado de fortes rajadas de vento que atingiram o Sudeste do Texas.

A geada e o congelamento podem danificar o encanamento externo desprotegido e as plantas tenras, que devem ser movidas para dentro para protegê-las do frio, alertou a Meteorologia local. Para evitar o congelamento e possível rompimento dos canos de água externos, o NWS aconselha envolvê-los ou drená-los. Residentes com sistemas de sprinklers enterrados devem drená-los e cobrir os canos acima do solo para protegê-los do congelamento.

As autoridades ainda pedem à população para ficar de olho em animais. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem norte-americano apelou às pessoas para que procurassem tartarugas atordoadas pelo frio que poderiam ter surgido na costa.

As tartarugas marinhas não conseguem regular a temperatura do corpo e em temperaturas da água abaixo de 10ºC e ficam imobilizadas, segundo a agência. Tartarugas atordoadas pelo frio são encontradas principalmente ao longo das áreas costeiras, incluindo canais, baías, estuários e passagens.

As tartarugas flutuam para a superfície e muitas vezes chegam à praia devido aos fortes ventos predominantes do Noroeste, disse a agência. Se as tartarugas atordoadas forem resgatadas rapidamente, elas podem ser salvas e soltas quando as temperaturas aumentarem, disse o serviço governamental.

Anúncios