Tardes de hoje e deste sábado devem ser as mais quentes em Porto Alegre | FERNANDO OLIVEIRA

Forte calor está de volta ao Rio Grande do Sul depois de uma sequência de dias mais agradáveis que se seguiu aos primeiros doze dias do mês que foram marcados por tardes escaldantes e máximas em alguns dias até acima de 40ºC no estado gaúcho.

Ontem, quinta-feira, de acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no estado foram de 36,7ºC em Uruguaiana; 35,3ºC em Quaraí; 34,8ºC em Alegrete; e 34,0ºC em São Borja e em Campo Bom.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, entretanto o tempo não vai estar firme. Massa de ar mais quente cobre o território gaúcho e faz calor. Com o gradual aumento da umidade, pancadas de chuva típicas de verão ocorre entre a tarde e a noite em diferentes pontos do estado. Maior probabilidade de chuva localizada em pontos do extremo Sul gaúcho e da Metade Norte do estado, como no Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto e Serra.

A temperatura segue alta nesta sexta-feira com mínimas mais elevadas que nos últimos dias e outra tarde quente com maior aquecimento no Oeste. A temperatura na Grande Porto Alegre deve ficar entre 33ºC e 35ºC na maioria das localidades. No Oeste, marcas acima dos 35ºC em diferentes pontos.

O calor vai prosseguir durante o fim de semana no Rio Grande do Sul com tardes quentes no estado. Na maioria das cidades, as maiores máximas ocorrem no sábado, uma vez que no domingo se espera instabilidade em maior número de locais à tarde. Tanto o sábado como o domingo devem ter chuva de verão.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.