A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte a intensa e tempo severo em parte do Sul do Brasil nas próximas horas com possibilidade de danos e transtornos em algumas localidades.

Onde o risco é maior? Os dados analisados pela MetSul apontam que o cenário de risco se concentra no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. No caso do Rio Grande do Sul, as áreas de risco são o Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio e Campos de Cima da Serra, especialmente em municípios mais perto da divisa com o estado catarinense.

Qual o período de maior risco? A tarde e a noite de hoje devem ter grande intensificação da instabilidade nas áreas indicadas, mas o risco ainda prossegue nas primeiras horas da terça em parte do Paraná e de Santa Catarina.

Leia tambémCiclone traz vento e impulsiona frente fria com chuva em 11 estados

O que pode ocorrer? As condições serão favoráveis ao registro de chuva forte a intensa em diversas localidades com possibilidade de temporais isolados com raios, queda de granizo e vendavais. O risco de vendavais é mais alto no Paraná.

Chuva pode trazer transtornos? Sim, os volumes podem ser muito altos em curto intervalo em alguns municípios das áreas de maior risco, o que pode produzir alagamentos, inundações repentinas, enxurradas e mesmo o deslizamentos de encostas ou quedas der barreiras.

Por que a forte instabilidade? Uma área de baixa pressão, que vai dar origem a um ciclone amanhã na costa, vai reforçar a instabilidade e intensificar um sistema frontal sobre o Sul do Brasil que se move como uma frente fria.

Leia tambémFrente fria intensifica muito a chuva no Sul do Brasil no começo da semana

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para a tarde e noite de hoje no Sul do Brasil com base em dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que você pode ter acesso a qualquer hora em nossa seção de mapas (clique aqui para assinar).

Mapa de chuva

METSUL

Mapa de chuva

METSUL

Nesta terça, a baixa pressão estará sobre o Atlântico a Leste do Sul do Brasil e tende a se aprofundar, passando a apresentar características de um ciclone extratropical que vai se afastar do continente, o que vai impulsionar a frente fria mais para o Norte e trazer vento, que pode ser forte a muito forte entre Porto Alegre, Serra, Litoral Norte gaúcho e o Sul e o Leste catarinense.

Na quarta, o ciclone segue se afastando e uma massa de ar seco e frio, que começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta terça, traz predomínio do tempo firme com sol nos estados do Sul do Brasil.