Temporais de verão e pancadas de chuva localmente forte serão frequentes na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo nestes últimos dias de fevereiro | RENÊ FRAGA

A instabilidade será frequente na cidade de São Paulo nestes últimos dias de fevereiro, antecipa a MetSul Meteorologia. De acordo com o nosso prognóstico, as pancadas de chuva devem ser recorrentes na capital paulista com ar quente e úmido atuando sobre o Leste de São Paulo.

A MetSul projeta pancadas de chuva na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo todos os dias até o final deste mês. Uma vez que é chuva de verão, não significa que em certo ponto da região, por exemplo, haverá chuva todos os dias até o fim de fevereiro, mas a região metropolitana da capital paulista deve ter registro de precipitação todos os dias.

Como os paulistas já estão acostumados, estas pancadas na Grande São Paulo tendem a ocorrer principalmente da tarde para a noite. O aquecimento diurno estimula que se formem nuvens mais carregadas que despejam a chuva mais na segunda metade do dia.


Como é natural nesta época do ano, há risco de que em pontos isolados a chuva possa ser forte a intensa, o que pode gerar alagamentos e inundações repentinas por conta do temporal de verão. São ocorrências que costumam pegar apenas parte de uma cidade, no caso de um município de grande extensão como é a cidade de São Paulo.

Por conta destas pancadas diárias de chuva, com maior presença de nuvens, não aquece muito. Os dias não chegam a registrar forte calor, entretanto a maior umidade relativa do ar proporciona uma sequência de dias com tempo abafado na capital e na Grande São Paulo.

A chuva acumulada nos primeiros 22 dias de fevereiro na estação de referência climatológica da cidade de São Paulo, no Mirante de Santana, na zona Norte, foi de 197,2 mm. A média histórica de precipitação de fevereiro é de 257,7. Assim, com o que se espera de chuva nestes últimos dias do mês, a capital paulista deve encerrar o mês com precipitação ao redor ou pouco acima da média.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.