O último fim de semana de abril começou espetacular no Rio Grande do Sul. Depois de uma sexta-feira que teve aumento de nuvens, a nebulosidade diminuiu muito já ontem à noite e permitiu se contemplar um novo espetáculo da Lua. Neste sábado, o dia começou com céu claro em diversas regiões e o sol brilhou forte deste o amanhecer em um novo espetáculo no céu. Com a menor nebulosidade, voltou a fazer muito frio nas baixadas da Serra e São José dos Ausentes teve mínima hoje de 2,6ºC. Sol, céu claro e ar seco trouxeram uma forte elevação da temperatura com 32,1ºC em Santa Rosa e 29,7ºC em Porto Alegre.


Lua alaranjada sobre Porto Alegre ontem à noite e belíssimo amanhecer de hoje na Capital em fotos de Sérgio Ordobás


Trilha de condensação de um A330 em voo entre Buenos Aires e a Europa sobre a Grande Porto Alegre por Júlio Sal de Esteio

Há mudanças, contudo, a caminho após este longo período de  duas semanas sem chuva e com a atmosfera em tranqüilidade sobre o Rio Grande do Sul. Observem na imagem de satélite abaixo deste sábado à tarde uma área de baixa pressão que está muito bem definida (curvatura) na Argentina. Trata-se de uma “baixa segregada”, em médios e altos níveis da atmosfera que avançou do Pacífico, cruzou pelos Andes e ontem trouxe temporais de vento e granizo para a região de Mendoza, na Argentina. Este sistema vai seguir em deslocamento para Leste, perdendo intensidade, até se dissipar no Atlântico. Não avançará para o Rio Grande do Sul, entretanto provocará instabilidade no Uruguai e aqui no Estado neste começo de semana.


O domingo, ao contrário do que tem sido noticiado por alguns meios, ainda deve ser um dia aproveitável em muitas áreas do Estado. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, contudo a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com chance de chuva em pontos do Oeste e do Sul, mas mesmo nestas áreas o sol deve aparecer em parte do dia. A instabilidade nestes pontos é mais provável da tarde para a noite. A temperatura segue em elevação e a tarde será de calor. Máximas de 31ºC a 33ºC são esperadas no Centro e no Oeste do Estado. Na segunda, a instabilidade do Sul e do Oeste alcança durante o dia as demais regiões, mas a chuva deve ser muito irregular e é possível que algumas cidades, principalmente da Metade Norte, passem a segunda-feira sem uma gota sequer. Apesar da chuva que se antecipa irregular, não se pode afastar chuva forte localizada e até um risco menor de tempo severo. A próxima semana não repetirá as duas últimas que quase foram integralmente de céu claro e haverá maior presença de nuvens, mesmo que o sol se faça presente. Alguns dias terão chance de chuva, ainda irregular, mas não se espera um quadro de instabilidade predominante durante a semana. Ar quente e úmido estará sobre o Estado, trazendo sensação de abafamento.