Anúncios

O último fim de semana de abril foi marcado pelo predomínio do sol no Rio Grande do Sul e não deixou nada a desejar ao verão. O sábado, em especial, foi de tempo aberto e céu claro em muitas regiões. No domingo, diversas áreas do Estado voltaram a ter um bonito dia, mas depois de duas semanas de tempo seco a chuva retornou para algumas áreas do território gaúcho, sobretudo para o Oeste, Centro e do Sul do Estado. Os volumes na esmagadora maioria das cidades não foram altos.



Domingo de temperatura elevada e bastante sol em Ijuí teve entardecer com aumento de nuvens (foto de João Gesing)

O domingo teve ainda cara de auge de verão em muitas cidades do Estado com máximas de 34,8ºC em Santa Cruz do Sul, 33,6ºC em Santa Rosa, 32,9ºC em São Leopoldo, 32,8ºC em Campo Bom e na zona Norte de Porto Alegre, 32,3ºC em Teutônia e 31,9ºC na base aérea de Canoas. Na Capital, o forte calor para o fim de abril fez com que as cenas junto ao Guaíba fossem típicas de janeiro e fevereiro com  gente sem camisa e ainda jetskis nas águas (foto de Mauro Schaefer do Correio do Povo).


A semana que começa será bem diferente das últimas duas, marcadas por céu azul e várias noites frias, até com marcas abaixo de zero. Pode chover todos os dias desta semana no Estado, mas é altamente improvável que chova em Porto Alegre e na sua cidade todos os dias. A maior probabilidade é para esta segunda, parte da terça e no sábado. A distribuição das precipitações, espacial (onde chove) e temporal (quando chove), será ainda muito irregular. Haverá, ao mesmo tempo, regiões com sol e outras com chuva no território gaúcho. A instabilidade vai variar de posição e intensidade, conforme o dia. Os maiores volumes até o próximo sábado se dariam no Sudoeste e no Sul gaúcho à medida que na segunda metade desta semana a instabilidade tende a se concentrar mais sobre o Uruguai, o Sudoeste e parte do Sul gaúcho. Hoje, a chuva do Sul e do Oeste se desloca para as demais regiões. Nesta terça deve ser muito mais esparsa no Oeste e no Norte. Na quarta-feira, afetará mais o Oeste e pontos do Sul. Entre quinta e sexta concentra-se sobre o Uruguai, parte do Sul e do Oeste do Estado.



Projeção de chuva do modelo Europeu para tarde e noite de hoje (29) e desta terça-feira (30)

Ar quente e úmido estará sobre o Rio Grande do Sul nesta semana e, com os períodos de sol que se prevê, os dias serão abafados e alguns de calor. A quinta e a sexta podem ser dias, novamente, muito quentes, principalmente do Centro para o Norte do Estado. As noites terão temperatura mais alta. O risco de temporais no Estado neste começo de semana não é alto, porém não se pode afastar chuva forte localizada e algum evento severo muito isolado pelo ar quente e a grande presença de umidade na atmosfera. No próximo fim de semana sim se espera uma frente fria que deve trazer chuva mais ampla no sábado e ser seguida por um pulso de ar mais frio (intensidade exata ainda é incerta) que melhoraria o tempo no domingo.

Anúncios